Baixada

Saneamento, renda e emprego

Urbanização, batalhão da PM, quatro novas delegacias, cinco centro comunitários, quatro creches, dois restaurantes e três farmácias populares: a reconstrução da Baixada pelo casal Garotinho. A Baixada Fluminense mudou de cara nos governos Garotinho e Rosinha. No período, foi um canteiro de obras permanente, em todos os setores. Um dos exemplos daquela intervenção do governo da época foram as obras feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com investimentos superiores a R$ 147 milhões, aplicados desde a pavimentação de ruas – além de drenagem, saneamento e urbanização- até a construção do viaduto de Austim, em Nova Iguaçu. Já Belford Roxo ganhou um batalhão da Polícia Militar e a região quatro delegacias legais e três delegais de atendimento à mulher. Na área social, foram implantados cinco centros comunitários de defesa da cidadania e o Centro integrado de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu, além de quatro creches nos bairros Centenário, Xavantes e Santa Teresina. A Baixada também recebeu dois restaurantes populares e três farmácias populares.

A saúde chega pelos canos da nova adutora

Em março de 2006, a governadora Rosinha Garotinho entregou à população a Adutora da Baixada Fluminense, construída e operada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A nova adutora melhorou o abastecimento de água para 2,5 milhões de habitantes de seis municípios ao transportar 760 milhões de litros por dia para Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Belford roxo, São João de Meriti e parte de Nilópolis e Duque de Caxias.

Saúde e controle de inundações

Foram investidos durante a gestão Garotinho/Rosinha R$ 40 milhões em quase uma centena de cursos d´agua do Estado, com prioridade para a Baixada. Foram dez intervenções em Duque de Caxias, dez em São João de Mereti, três em Belford Roxo, três em Magé, uma em Paracambi e uma em Seropédica. Além dos trabalhos de dragagem dos rios, foram implementadas ações na educação ambiental, na formação de cooperativas de catadores e realizadas palestras nas escolas e comunidades sobre os riscos de se jogar lixo nos rios.

A redenção de um setor econômico

Graças à implantação do Pólo Gás Químico, promovida na gestão Garotinho/Rosinha, em Duque de Caxias, com investimento de 1,1 bilhão de dólares, 29 indústrias de transformação de plástico se instalaram na região, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

0 Comente aqui: