No comparativo, Cabral nem chega aos pés de Garotinho em aprovação


Como já publicamos, é de constante queda a popularidade do governador Sérgio Viajando Cabral. Após três anos e meio de governo (?) e milhões gastos em publicidade – que a imprensa, beneficiária, adora – ele tem apenas 27,7 pontos percentuais de aprovação.

Já 21,5% da população consideram seu governo entre ruim e péssimo.

No mesmo período quando governava Garotinho tinha 61% de aprovação e apenas 8% de reprovação.

O ex-governador comenta em seu blog os resultados da pesquisa GPP, encomendada pelo Partido Verde.

Leia mais abaixo

"Papo do Blog"

Mesmo sem ter me declarado candidato, mesmo sem participar de uma campanha há sete anos, uma pesquisa do Instituto GPP, encomendada pelo Partido Verde, mostra que Garotinho subiu cinco pontos e está agora com 20.

O mais importante é que a pesquisa foi feita nos dias 20 e 21 de junho, um dia antes de minha filiação ao PR, que trouxe, pelo menos naquele dia, meu nome de volta à grande mídia.

A mesma pesquisa mostra ainda como anda mal das pernas o governo Cabral, mesmo sendo o governador do Rio que mais recebeu e recebe recursos e apoio do governo federal e da grande mídia, em todos os tempos.

Pela pesquisa do GPP, com dois anos e meio de governo, apenas 27,7% dos pesquisados acham seu governo bom, enquanto 41,8% acham “mais ou menos” e nada menos que 21,5% acham que o governo de Sérgio Cabral é ruim.

Vamos comparar esses números com os do meu governo, no mesmo período, ou seja, aos três anos e meio, em junho de 2001. A pesquisa é do Instituto Datafolha. 61% achavam o governo Garotinho ótimo/bom. 29% regular e apenas 8% ruim. Veja os números e compare:


Pesquisa GPP mostra Cabral com apenas 36% dos votos. Vai ter 2º turno

O Jornal do Brasil publicou uma pesquisa do GPP que aponta Sérgio Cabral em primeiro e Fernando Gabeira e Anthony Garotinho em segundo lugar na disputa pelo governo do Estado.

Para o Senado, Marcello Crivella está na frente, com larga vantagem, com Gabeira em segundo e Cesar Maia em terceiro.

Gabeira, curiosamente, aparece tanto na pesquisa para o governo quanto na pesquisa para o Senado. Explica-se: foi o partido dele, o PV, quem encomendou a pesquisa. Por isso ele está em todas.

Para o governo, surpreende a votação modesta do atual governador, Sérgio Cabral. Ele tem apenas 36%, o que lhe dá no momento o primeiro lugar, mas é muito menos do que seria de esperar de um governador em busca da reeleição.

Este resultado impõe a realização de segundo turno, que, nas atuais circunstâncias, caso a pesquisa esteja correta, seria disputado entre Cabral e um destes dois candidatos: Garotinho ou Gabeira.

No GPP, nesta pesquisa que o PV encomendou, Gabeira leva pequena vantagem sobre Garotinho, mas praticamente dentro da margem de erro.

Ainda é cedo para levar as pesquisas ao pé da letra. Valem, por enquanto, apenas algumas grandes conclusões.

É sabido que Gabeira, depois do bom desempenho na eleição para a prefeitura do Rio, quando perdeu para o candidato de Cabral por 50 mil votos, tornou-se candidato em potencial a qualquer cargo eletivo majoritário. É o que se chama, em pesquisas, de recall.

Garotinho nem mesmo se lançou candidato. Apenas assinou ficha em novo partido. E não disputa uma eleição para governador há mais de 10 anos.

Muita água ainda vai rolar, portanto.

11 Comente aqui:

Unknown disse...

É isso aí. O governador-turista está perdendo a força. Garotinho estará no governo do estado em 2010, se Deus quiser. O interior está com você Garotinho

Anônimo disse...

Olha o que eu venho dizendo está se concretizando até Janeiro o Garotinho já vai estar em primeiro nas pesquisas ou na pior das hipóteses empatado com o governador turista.

Unknown disse...

O Garotinho nem está em camapnha e já tem essa aprovação. Imaginem quando ele entrar na corrida para valer. Cabral vai arrumando suas malas para deixar o Palácio, onde vc nunca está

Unknown disse...

Volta Garotinho

Unknown disse...

Essa aprovação do garotinho é pela quantidade de obras que ele fez no estado. Cabral só faz viajar

Virginia disse...

Não supreende essa pesquisa. O garotinho trabalhou, cabral viajou

Alvaro Luiz disse...

Supresa seria o Cabral ganhar do Garotinho. Só Cabral ainda acredita em Cabral

Luiza disse...

Deve ser maior a rejeição. Aqui em Angra não tem ninguém apoiando o Cabral

Dudu disse...

o problema do Cabral é que ele ficou encantado com o poder e acha que é uma espécie de embaixador do rio. Por isso, não para no estado e ninguém mais sabe dele. governadr não é isso

sergio disse...

fora do Leblom, ninguém conhece o Cabral. Ele é mais conhecido em Paris do que em Copacabana

Oliveira disse...

Cabral só vai pensar na população quando for pedir votos de novo. Até lá, esqueçam