Sarney deve sair, mas não como forma de perturbar a eleição

Um aviso aos que já estão acostumados a ler este blog. Não se verá aqui uma defesa de José Sarney, que não apenas foi incapaz de tomar providências enérgicas para investigar as falcatruas que estão vindo a tona no Senado, como foi, nas duas vezes anteriores em que presidiu a Casa, um dos responsáveis pelo poder adquirido por uma máfia de funcionários corruptos.

Mas também não se lerá jamais aqui neste espaço uma justificativa da quebra da normalidade democrática.

Golpe, aqui, não passa.

A derrubada de Sarney da presidência do Senado poderia ser uma providência política natural, consequência inevitável da crise que atinge a Casa há pelo menos seis meses.

Deixou de ser natural no momento em que os partidos de oposição incluiram a derrubada do presidente do Senado na agenda da campanha eleitoral de 2010. Derrubar Sarney, para o PSDB e para o DEM, passou a ser uma maneira de impor uma derrota ao governo e de tumultuar o processo político.

Como não conseguiram força para conduzir a CPI da Petrobras, tucanos e democratas escolheram a crise institucional como forma de perturbar o ambiente político daqui até a eleição.

O que seria medida saneadora indispensável, virou golpe.

É provável que Sarney caia, mesmo assim. Mas que ninguém se iluda. O presidente do Senado sai e as falcatruas continuam.

5 Comente aqui:

Unknown disse...

concordo com a análise, mas penso também que seria melhor o Sarney pedir licensa até para poder sair do bombardeio.

Unknown disse...

é profundamente lamentável o que estaá acontecendo no Senado. tem que cortar a própria carne. 10 mil funcionários públicos para 81 senadores me parece um pouco exagerado.

Unknown disse...

também não quero golpe. mas acho que todo mundo tem que dar explicação. não existe esse negócio de cidadão acima de qualquer suspeita. se algo foi feito errado tem que pagar, seja quem for.

Unknown disse...

eu não aguento mais tanto escândalo. acho que está na hora de fazer uma grande limpeza e trabalhar pelo país. tem que acabar também este nepotismo de contratar todos os parentes.

José dos Santos disse...

é um clima de chantagem como nunca vi. a podridão está sendo espalhada em gotas homeopáticas. Sarney errou ao forçar a sua eleição. com isso ganhou muitos inimigos.