Depois das barcas, metrôs e ônibus, a bagunça dos transportes do governador Sérgio Cabral chega agora aos tradicionais bondes de Santa Tereza.
Uma mulher de 29 anos morreu e nove pessoas ficaram feridas num acidente ontem envolvendo um bonde, um táxi e um ônibus em Santa Teresa, no Centro.
Segundo testemunhas, o acidente ocorreu quando o bonde subia a Rua Pascoal Carlos Magno, que é uma ladeira, e foi atingido de frente por um táxi, que atingiu o sistema de freios. O bonde perdeu o controle e desceu a ladeira de ré até atingir o ônibus. O táxi fugiu.
O bonde opera com freios de emergência. A reclamação, que havia sido feita por moradores do bairro, foi contestada pela Secretaria estadual de Transportes, que afirmou que os novos veículos em circulação operam com duplo sistema de freio.
Modernizados com tecnologia VLT, os bondes novos começaram a circular gradativamente no início do ano. Seu uso, porém, vem sendo contestado pela Associação de Moradores do bairro. Além de alegar que os bondes antigos são tombados e não poderiam ser desfigurados - já que há mistura do visual antigo com a nova tecnologia - veem nos dois acidentes a confirmação de que o novo sistema, por falta de um freio mecânico, além do computadorizado, funciona como uma arma.
Uma mulher de 29 anos morreu e nove pessoas ficaram feridas num acidente ontem envolvendo um bonde, um táxi e um ônibus em Santa Teresa, no Centro.
Segundo testemunhas, o acidente ocorreu quando o bonde subia a Rua Pascoal Carlos Magno, que é uma ladeira, e foi atingido de frente por um táxi, que atingiu o sistema de freios. O bonde perdeu o controle e desceu a ladeira de ré até atingir o ônibus. O táxi fugiu.
O bonde opera com freios de emergência. A reclamação, que havia sido feita por moradores do bairro, foi contestada pela Secretaria estadual de Transportes, que afirmou que os novos veículos em circulação operam com duplo sistema de freio.
Modernizados com tecnologia VLT, os bondes novos começaram a circular gradativamente no início do ano. Seu uso, porém, vem sendo contestado pela Associação de Moradores do bairro. Além de alegar que os bondes antigos são tombados e não poderiam ser desfigurados - já que há mistura do visual antigo com a nova tecnologia - veem nos dois acidentes a confirmação de que o novo sistema, por falta de um freio mecânico, além do computadorizado, funciona como uma arma.
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