Pacientes reclamam de demora e falta de médicos na UPA ("Unidade Precária de Atendimento") da Tijuca

Na segunda-feira (24), a produção do Bom Dia Rio recebeu vários telefonemas de pacientes reclamando do atendimento na "Unidade Precária de Atendimento" da Tijuca, de Sérgio Cabral.

Leia abaixo:

O protocolo de atendimento assinado pela médica é bem claro: a ajudante de cozinha Jaqueline Pinheiro chegou à UPA da Tijuca às 10h e só saiu depois das 21h30.

“É absurdo. Estou com fome, sem café da manhã. Só fui atendida, porque fui reclamar com a medica e ela me atendeu. Agora, estou saindo para ir embora”, reclama a jovem.

Com problemas de visão, a operadora de telemarketing Márcia Cordeiro esperou sete horas pela consulta. “É péssimo. Foram sete horas para um atendimento e, no final das contas, não tem o especialista que eu preciso”, conta.

A auxiliar administrativa Carla da Silva disse que o noivo dela já esperava há mais de quatro horas para ser atendido, mesmo com pouco movimento na unidade.

“Tem aproximadamente de 15 a 20 pessoas lá dentro. Não tem gente. Dá para ter o atendimento, só que está demorando muito. A atendente não explicou porque está demorando tanto. Ela só falou que a demanda hoje está atípica e que só tem três médicos atendendo”, revela.
Os pacientes que reclamaram do atendimento disseram que a demora foi provocada pela falta de médicos. Segundo eles, pelo menos dois profissionais de saúde não vieram trabalhar nesta segunda-feira (24).

“A situação aqui é calamitosa. É médico que deveria estar e não está, é médico que não espera rendição e vai embora”, declara o taxista João Severino.

“É a segunda vez que eu venho aqui e não ser atendida”, afirma a doméstica Giselda Mesquita. Com problema de coração, a jornalista Camila Donato não aguentou esperar mais, depois de três horas na fila. “Eu vou embora e tentar arrumar dinheiro emprestado. É uma falta de respeito com o cidadão”, declara.

A Secretaria Estadual de Saúde reconheceu que a demora no atendimento aconteceu, porque dois dos cinco médicos que formam a equipe de plantão faltaram nessa segunda-feira. São profissionais cooperativados, que vão ser desligados da secretaria por não terem avisado a falta com antecedência.

ASSISTA AQUI A REPORTAGEM DO BOM DIA RIO

3 Comente aqui:

Marluce disse...

Isso é que é Pronto Atendimento

Janaína Santos disse...

Já estive lá e é uma tristeza mesmo. É uma precariedade só.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=8GlvmddAM1s