Instituto Republicano discute políticas públicas para o Estado do Rio

O Instituto Republicano - criado por Anthony Garotinho - realizou na quinta-feira o segundo seminário regional. O encontro ocorreu em Rio das Ostras e teve o objetivo de discutir políticas públicas para o Estado do Rio no período 2011/2014.

Leia abaixo a íntegra da reportagem publicada no site do Instituto Republicano, presidido pelo professor Fernando Peregrino (www.institutorepublicano.com.br)

Em dia com o IR: Seminário de Rio das Ostras discutiu Plano para 2011 a 2014
O II Seminário Regional promovido pelo PR, no dia 8 de outubro passado, através do Instituto Republicano, teve a participação ativa de 97 líderes, entre vereadores de Rio das Ostras e Casemiro de Abreu, presidentes de associações, como a de transporte alternativo, pastores, professores entre outros.

O evento organizado pelo vice-prefeito Brother, começou com a execução do hino da cidade de Rio das Ostras e logo após a palestra do Presidente do Instituto, Fernando Peregrino, que discorreu sobre as realizações do Governo Garotinho e sobre a necessidade de planejar o futuro de nosso estado. Peregrino demonstrou aos presentes as transformações que ocorreram no Estado de 1999 a 2006, como por exemplo o crescimento exponencial do PIB do interior, a expansão da base industrial com a instalação da Refinaria Petroquímica COMPERJ, com o Complexo do Açu , com a Companhia Siderurgica do Atlantico- CSA, o Pólo Gás -Químico, entre tantos outros, atraídos e implantados nos governos de Garotinho e Rosinha.

Peregrino também lamentou que diversos projetos sociais tivessem sido extintos sem qualquer razão, como por exemplo, os Jovens Pela Paz, os Reservistas pela Paz e outros que estão em graves dificuldades como o Restaurante Popular, etc. Discorreu também sobre os elevados investimentos em ciência e tecnologia que tornaram o Estado pioneiro na pesquisa de aplicações da terapia celular para cardíacos e na aplicação da Internet na sociedade, como é o caso do projeto Município Digital.

Destacaram-se os debates sobre a nova legislação do Petróleo, sistema de partilha ou de concessão e as implicações para os municipios produtores ou nos arredores das bacias petroliferas, o impacto dos Jogos Olímpicos para o interior do Estado, a educação em geral e profissionalizante e a prioridade que deva ser dada para o Meio Ambiente. O presidente do IR lembrou que os presentes deveriam remeter outras proposta para o Instituto e responder ao questionários que estavam sendo oferecidos na saída. Estiveram presentes ao evento, os diretores do Instituto, João Carlos, Nayt, Eduardo, Rodrigo Drable, além da secretária Lili e os colaboradores Cal, Patricia e Renato.

0 Comente aqui: