Segundo reportagem publicada no Jornal do Brasil, a nova conexão do metrô pela Cidade Nova não estava no plano original. Ou seja, o (des) governo Cabral está gastando uma fortuna numa obra que não vai melhorar em nada a qualidade do serviço do metrô.
A um mês da inauguração da conexão que permitirá a conexão Pavuna-Botafogo, a maior crítica ao projeto ainda persiste: a obra não condiz com o planejamento original, que permitiria o transporte de um número maior de passageiros.
A Linha 1 A liga São Critovão à Central por meio da estação Cidade Nova, eliminando a baldeação na Estácio, que é terminal provisória há 30 anos. No entanto, o projeto original ligaria a Linha 2 diretamente à Carioca, projetada para ser uma estação de grande circulação e permitira, com a criação da estação Praça 15, a conexão do metrô com as barcas.
Nesse projeto, as plataformas que suportam trens de até oito carros se interligariam, permitindo que mais pessoas fossem transportadas. As estações da Linha 2 suportam esse número de carros hoje, no entanto, a Central não.
Fernando Macdowell, doutor em Engenharia de Transportes e grande crítico do novo projeto em execução, vê ainda a interdependência que as linhas 1 e 2 passam a ter como um grande problema:
– Se houver um problema na Linha 1 ou na Linha 2 para todo o sistema. É o mesmo problema que a Supervia enfrentou. Metrô é uma coisa cara, não pode haver erros.
A superlotação e o calor enfrentados diariamente pelos passageiros do metrô carioca devem se prolongar por mais um ano. De acordo com a concessionária Metrô Rio, que administra o serviço, somente com a chegada dos novos trens, em 2011, o problema poderá ser resolvido.
O mais grave é que as obras que acabam com a baldeação entre as linhas 1 e 2, no Estácio, e criam a ligação direta entre as zonas Norte e Sul, com final previsto para 17 de dezembro, permitirão que o fluxo de passageiros aumente dos atuais 550 mil por dia para 750 mil. Apesar da carga extra, o sistema vai permanecer com os mesmos 182 carros que circulam nos trilhos desde 1998. Os 19 trens com 114 carros devem amenizar o problema, mas a solução, que vem da China, levará 12 meses até chegar às estações.
2 Comente aqui:
eu olho essa foto do metrô e me vejo lá dentro esmagado. É essa situação todos os dias, em todas as horas. Uma lástima
E Ô Vida de Gado
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