Cesar Maia gosta de números e de pesquisa. Ele fez uma análise da última pesquisa e afirma categoricamente; haverá segundo turno na disputa pelo governo do Rio.
Não se sabe se Cabral estará no segundo turno
Eleição: Rio terá segundo turno
// Postado por Eucimar de Oliveira
O ex-prefeito César Maia, um dos maiores especialistas do país em análise de pesquisas eleitorais, debruçou-se sobre os últimos números e chegou a uma certeza: a eleição do Rio será mesmo decidida em segundo turno. Leia a análise que César fez em seu blog.
1. As pesquisas de final de dezembro e os recortes das pesquisas nacionais de janeiro publicadas nos mostram o seguinte quadro pré-eleitoral.
2. Para presidente, Serra continua bem na frente, no patamar de 40%, Dilma no de 25% e Marina no de 15%. Serra cai um pouco na periferia metropolitana e dispara no interior. Num mano a mano daria Serra no nível de 50% e Dilma 30%. O voto de Marina é distribuído em porcentagens iguais.
3. Para governador, Cabral está no patamar de 35% e Garotinho e Gabeira empatados em 20%. Cabral tem certa estabilidade na capital, periferia e interior. Garotinho parte do interior com 30%, na periferia está no nível de 25% e na capital um pouco acima de 10%. Gabeira faz caminho inverso. Uns 30% na capital, uns 15% na periferia e um pouco acima de 10% no interior.
4. Para senador em 2 votos, Crivella está quase no patamar de 40%, Cesar Maia no de 35%, Benedita no de 30%, Manoel Ferreira e Picciani no de 10% e os demais de 5% para baixo. Cesar Maia se mantém neste patamar nas 3 grandes regiões. Crivella fica acima de seu patamar na periferia e um pouco abaixo na capital e interior. Benedita apenas oscila em seu patamar dos 30%.
5. Uma garantia: teremos segundo turno no Estado do Rio. Como há um só ator na imprensa nessa pré-campanha, Cabral, seu patamar hoje deve ser também seu teto. Com outros times em campo, deve apontar para baixo, quem sabe perto de 30%, ou menos. Gabeira e Garotinho vão crescer, talvez para um nível de 25%. O segundo turno fica indefinido com leve vantagem para Cabral. Em 2006, Cabral entrou no segundo turno com a vantagem de 37% a 22% (Denise Frossard). Agora, mesmo que possa vencer o primeiro turno, a vantagem neste será estreita, ficando indefinido o segundo turno.
2 Comente aqui:
claro que Cabral não estará no 2o turno. Garotinho ganhará fácil.
O Cabral tá frito. Vai tentar se eleger prefeito de Paris.
Postar um comentário