Segundo reportagem do jornal Jornal O Diário, de Campos dos Goytacazes, Garotinho não perderá seus direitos políticos e Rosinha permanecerá na prefeitura. A dupla garantia é do advogado especialista em legislação eleitoral, Luiz Márcio Pereira.
Advogado garante que Rosinha não perde cargo
O juiz relator do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Márcio Pereira, já está de posse do embargo de declaração impetrado pelos advogados da prefeita Rosinha Garotinho (PMDB) e do ex-governador Anthony Garotinho. Segundo o advogado Jonas Lopes de Carvalho Neto, o relator mandará que seja ouvido o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), autor da ação que resultou na impugnação de mandato de Rosinha e a inelegibilidade de Garotinho.
“A partir daí a parte contrária (Arnaldo) será chamada a expor suas contra-razões aos fundamentos por nós apresentados. Arnaldo também entrou com um embargo de declaração, já que também foi penalizado na mesma ação do TRE-RJ com a inelegibilidade. Em razão do embargo apresentado por ele, o Garotinho e a Rosinha deverão também ser chamados a apresentar as suas alegações”, disse o advogado.
De acordo com Jonas Neto, enquanto transcorre esta fase de oitivas das duas partes, Rosinha continua no cargo e Garotinho se mantém elegível.
Neste último caso, a perda do registro só ocorre após sentença desfavorável ao ex-governador no até que o processo seja transitado em jugado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o advogado, a decisão na qual o juiz determina que as partes sejam ouvidas deve ser publicada na segunda-feira e, a partir daí, as partes serão chamadas para prestar as contra-razões. Só após estes procedimentos é que o embargo deverá ser julgado, o que deverá, nos cálculos de Jonas, se estender por uns 15 dias.
Rosinha teve o mandato cassado pelo TRE-RJ, no último dia 27, por conta de uma entrevista num programa de rádio, em junho de 2008.
Garotinho, que apresentava o programa, também foi punido com a inelegibilidade. Ambos ingressaram com um embargo de declaração junto ao TRE-RJ.
Já Arnaldo Vianna foi também tornado inelegível, por três anos, pelo TRE-RJ, por abuso de poder político e autoridade. Viana foi beneficiado pela contratação de funcionários terceirizados pela Prefeitura, que apoiava a campanha do então candidato a prefeito.
O que é embargo de declaração
O embargo de declaração é uma espécie de recurso que tem por finalidade a correção de uma sentença, por meio do saneamento dos vícios de obscuridade, contradição, dúvida ou omissão nela contidos. Assim, a função dos embargos declaratórios é complementar ou esclarecer a decisão do magistrado. Desse modo, os embargos são julgados pelo próprio órgão que proferiu a sentença. O pedido será dirigido ao relator, que o levará para julgamento na primeira sessão da turma ou do plenário."
Garotinho e Rosinha são inocentes, garante advogado especialista em legislação
Marcadores: Anthony e Rosinha Garotinho, eleições, TRE-RJPostado por Amigos do Governador Garotinho às 11:05
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 Comente aqui:
Claro que ele manterá e GANHARÁ as eleições novamente
Ótima notícia essa que os dois vão continuar na política para enfrentar essa corja que se instalou no Governo do estado, loteanmdo tudo entre seus cupinchas
Ex-namorada empregada em concurso fraudado. Isso só acontece no Rio de Janeiro
espero que o TRE julgue o recurso imediatamente. Chega de sujeira!
Postar um comentário