Rio tem o pior indicador social na educação de todo o País

A revelação é do ex-prefeito Cesar Maia, baseado em número divulgados pela Unicef. A situação é gravíssima, segundo o relatório. A Secretaria de Educação não disponibiliza seus números. Deve ser o medo do vexame. Como o segundo estado mais rico da Nação pode ter tamanho desleixo em relação à educação.

Leia mais abaixo.

A DESINTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO!

1. A Unicef divulgou os dados, por Estado, do ensino público de primeiro e segundo graus no Brasil (Globo, 10/06). Este Ex-Blog mostrou com os dados publicados, que os 44,5% de alunos que concluíram o ensino médio do Estado do Rio, em relação aos matriculados na primeira série deste mesmo ensino médio, eram menores que os 50,9% do Brasil, os 45,2% do Norte, os 44,6% do Nordeste, os 59,7% do Sudeste, os 44,6% do Centro-Oeste e os 46,9% do Sul. É o único indicador social onde o Estado do Rio tem números piores que todas as regiões do Brasil.

2. O estudo publicado mostra que os concluintes do ensino médio no Estado do Rio foram 133.840 (com 300.330 matriculados na primeira série do ensino médio). Mas esses eram dados de 2006. Os dados de 2008 de concluintes são guardados a sete chaves pelo Estado. A secretaria de educação não informa, o conselho de educação não informa, o TCE e a ALERJ não conseguem os dados.

3. O gravíssimo é que as informações vazadas da secretaria estadual de educação indicam que em 2008 em vez daqueles 133 mil concluintes, seriam agora cerca de 90 mil, o que reduziria o índice para escabrosos 30%. Será que o número de concluintes é mais um ato secreto do governo do estado? O mínimo que se exige é que se publique no DO, com urgência, os números de concluintes em 2008.

0 Comente aqui: