Cidadãos indignados com a falta de segurança no Rio de Janeiro

Chovem cartas de leitores contra a atual política de (in) segurança pública do governo Sérgio Cabral. Ele já trocou tantas vezes o comando da polícia, que os policiais nem sabem mais a quem obedecer. Ou seja, qual é o chefe de plantão?

O que esse blog cobra de Cabral, e os leitores de jornais também, é a definição clara de uma política de segurança para o Estado do Rio. Enfretamento não é política séria. Garotinho trabalhou com inteligência, Cabral, com truculência.

Leiam os que leitores de O Globo e de O Dia acham da polícia de Cabral no Rio de Janeiro.

O Globo
Rio violento

A situação atual da segurança pública da cidade é caótica. O número de pessoas mortas, civis e militares, exige um estudo profundo da conjuntura carioca. Enfim, duvido da indicação da cidade para sede das Olimpíadas de 2016. Afinal, pelo que sabemos, nosso índice de insegurança é bem maior que o da África do Sul. Qual é a grande cidade do mundo em que grandes vias de acesso – Linha Vermelha, Perimetral etc. – são fechadas por motivo de tiroteio entre marginais ou com a polícia?
Paulo Saturnino (por-email)

Os facínoras que mataram covardemente a professora Cássia Baruque, em Botafogo, bem que poderiam servir de estopim para uma completa reformulação de nossa ineficiente legislação penal. A prisão perpétua deveria ser uma alternativa a ser estudada em casos de crimes hediondos, já que as penas atuais não causam constrangimento a quem os pratica; O que não dá mais para aceitar é ver alguém condenado por crimes bárbaros ser beneficiado com uma regressão de pena incabível e absurda, voltando rapidamente ao convívio social, como se nada de grave houvesse ocorrido.
Paulo Saturnino e João Carlos Carraz (por-email)

A morte de uma cidadã em Botafogo expõe a patente ausência da polícia nas ruas do Rio. Óbvio que policiamento ostensivo não é a resposta para o problema da violência, mas certamente a inibe. Também é impraticável colocar um PM em cada esquina, mas inadmissível é a situação de abandono. No último sábado, fui a uma festa por volta das 23h. Percorri quatro bairros da Zona Sul e não vi um carro da polícia. Gostaria de saber das autoridades: onde fica a PM em pleno sábado à noite no Rio?
André S. Correia (por e-mail)

A explicação que tem sido dada pelas autoridades para os crimes da cidade do Rio é que os marginais têm se aproveitado da troca de plantão. Por favor, respeitem nossa inteligência. A turma que está de serviço não tem que esperar a outra chegar? Ou a turma largo o posto sem ter chegado a outra? Não seria melhor dizerem que não há efetivo suficiente, além de competência?
Panayotis Poulis (por e-mail)

Além de ser discutível a solução de pôr patrulhas de plantão em cada local onde delitos são habituais, é anedótico, piada de mau gosto, que a guarnição se retire antes que chegue a sua rendição. Só aqui!
José Carlos de Saboia (por e-mail)

Causa espécie o fato de algumas pessoas não compreenderem que a gênese da violência urbana está na baixa qualificação/educação dos nossos jovens. Enquanto não a abraçarmos a causa de forma verdadeira e honesta, nada será capaz de deter a erva daninha e traiçoeira da violência que nos atormenta diariamente.
José Vicente Guinancio (por e-mail)

O Dia
O Jornal O Dia, como os demais, não faz oposição ao governador Sergio Viajando Cabral. Mas seus leitores, sim. Pelo menos é o que se deduz lendo o que escreveram os leitores daquele jornal e postaram comentários na coluna Conexão Leitor, da edição online, sobre artigo de Sérgio Cabral publicado na edição impressa de hoje (7).

Vamos ver se quando o nosso ilustríssimo governador voltar da Asia, ele volta aprendendo a cuidar do povo, pois o povo é o menos beneficiado com a falência dos hospitais, das escola, da segurança e também do transporte público.
Paulo Roberto Magalhães Veiga , em 07/07/2009 às 12h42m

O garotinho fez um governo bem melhor doque este atual viajante rsrs . essehomem não deveria ter ganho a eleições para governar o rio .o o povo ja gritam fora cabral .
Marcelo Alves, em 07/07/2009 às 12h41m

Meus Caros, alguém poderia me confirmar ou não se esse tal porto em Açu em São João da Barra não é o próximo grande investimento do Sr Eike??
ANTONIO JOSE MATTOS, em 07/07/2009 às 11h42m

Marucio Cavadas, eu sei bem o significado da palavra ignorante, mas por enquanto em nosso reles linguajar, ignorante e idiota ainda soam como agressões; o q mencionei sobre a china é fato, na economia é capitalista selvagem e no social, absoluta ditadura, do que se aproveitam tanto os empresários nativos quanto os outros q abrem filiais prá se aproveitarem da fartíssima mão-de-obra; navios chineses são constantemente interceptados lotados de mercadorias contrabandeadas, mil filmagens e reportagens já foram feitas mostrando o quanto eles encaram com naturalidade a pirataria; o Porto de Sepetiba está com um numero elevado de trabalhadores chineses, ocupando o espaço dos nossos. Odeio a china. O BR mantem relações comerciais com essa tranqueira desde a década de 80, Governo Geisel e o prejuizo é só nosso, com a entrada do contrabando made in china, perdemos mais de 60 mil empregos/ano. Quanto a comprar trem lá no fim do mundo, tb não entendo (ou finjo não entender), Quanto ao salário dos policiais e prestígio moral à Instituição, o atual governo continua em débito, se não tivermos uma Instituição Policial forte em todos os sentidos, a vaca vai pro brejo.
Marli Moraes, em 07/07/2009 às 11h40m

O Governador precisa governar para o estado do Rio de Janeiro todo.Aqui se fala em Rio de Janeiro e São João da Barra.Aqui em São Gonçalo nem trensa existe. Que dirá metrô? As vans vão se proliferando a cada dia que passa,muitas sem segurança alguma.Penso que o Governador em vez de se basear no Presidente Lula, deveria pensar com a própria cabeça.Lula está reduzindo IPI só para favorecer os empresários.Enquanto isso,o leite não pára de subir, a carne está cara.Isto sim, é importante.Outra coisa são as condicões das escolas e dos hospitais. Por que não investe em professores mais qualificados e os paga decentemente? Por que não investe em hospitais de qualidade,pois afinal,saúde e educação é dever do governo.Para isso pagamos impostos.Muitas pessoas desconhecem que ao comprar qualquer coisa, es´tão lá,nos produtos que compram,os impostos que elas pagam.Nada é de graça.Agora mesmo, o Lula está lançando este absurdo de o consumidor pagar mais caro, se comprar no cartão de crédito ou no Rede Shop.Para ele,o consumidor deve comprar à vista,porque sai mais barato.Quem é que pode comprar tudo à vista.É muito difícil.E tem mais:quando o Cabral dá aumento para os servidores públicos, ele se esquece do Poder Executivo. Ele só favorece o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o Tribunal de Contas. Afinal, ele só precisa destes para governar. Para ele, o resto "que se dane".
Regina Lucia Rodrigues Rangel., em 07/07/2009 às 10h59m

Para de CAÔ! O cidadão foi comprar trem na China! O que tem isso de errado? Ele levou uma patota! Quem pagou por isso? Quantos foram com ele? Daí, ele dar umas voltinhas por lá, o que é que tem de mal nisso? O povinho invejoso! Deixa ele fazer turismo! Não foi assim que ele se elegeu senador da Repúlica, fazendo turismo com a terceira idade??! Pois é, meus caros, a praia dele é essa! Deveria ser ministro de Turismo e lazer do Lula! Aí sim, estaria bem à vontade. Só que para o turismo interno!!
Luiz A C Lopes, em 07/07/2009 às 10h28m

ENQUANTO ISSO O POVO MORRE ESPERANDO UM ATENDIMENTO MEDICO NOS HOSPITAIS...SEM FALAR NA EDUCAÇAO QUE É PESSIMA E CADE A MERENDA ESCOLAR? SUMIU....ESTE GOVERNADOR QUER É FAZER MARKETING E VIAJAR MUNDO AFORA SE FAZENDO DE BONZINHO MAS, SUA CARA E NEM SUAS PALAVRAS BONITAS NAO ENGANAM A NINGUEM...SEU GOVERNADOR DE MERDA ...ENGANADOR DA TERCEIRA IDADE...
Gison Costa, em 07/07/2009 às 10h26m

Em tempo: Outra ignorância muito em voga é a de achar que Governador é Policial, Médico ou Professor... ô povo!!!
MAURICIO CAVADAS, em 07/07/2009 às 09h59m

1 Comente aqui:

Claudia Santos disse...

com o perdão da palavra, mais o Rio de Janeiro virou um inferno. o cidadão é assassinado em qualquer lugar, em qualquer hora, vai no hospital e é humilhado, na escola nossos filhos e os professores são humilhados...enquanto isso, lá vai o governador para Paris. Aliás, está demorando a próxima viagem. já faz quatro dias que ele está no Rio. é tempo demais para o governador-turista