Gripe suína leva Sérgio Cabral para dentro do Palácio. Da Cinderela, na Florida.


O governador do Rio não pode ouvir a palavra férias que fica logo excitado.

Quando ouve, então, a palavra viagem para o exterior, tem um frisson incontrolável.

Bastou o secretário estadual de Saúde levar ao governador a proposta de antecipar as férias escolares para deixar os alunos longe da gripe suína, doença que já começa a fazer vítimas fatais no Rio, para que Sérgio Cabral tomasse providências imediatas.

Criar um mutirão contra a gripe?

Que nada.

A primeira e única providência do governador foi correr com as crianças - as dele, é claro - para o Galeão e embarcar com a família toda para a Disney.

Um amigo íntimo poderia perguntar: mas Cabral, não é o caso de ficar por aqui para acompanhar a evolução da epidemia de gripe suína, que pode se tornar muito grave?

Cabral, já a caminho do aeroporto, responderia:

- Meu caro, já faz quase 30 dias que eu não tiro férias. As últimas, você lembra, foram naquele hotel de luxo em Paris, que o Youpode, só de implicância, contou para todo mundo. Além do mais, este negócio de gripe suina é um perigo e o melhor é levar as crianças para longe. As minhas, claro.

O certo é que Sérgio Cabral não sossega o facho no Rio de Janeiro.

Frequenta mais o Palácio da Cinderela, na Disney, do que o Palácio Guanabara, na Pinheiro Machado.

O Globo publica hoje matéria sobre as novas férias de Cabral: com muito cuidado, para não chamar atenção, lá no pé de uma página, já que o jornal gosta muito do governador e não quer deixá-lo chateado.

Dácio Malta, do site Youpode, reproduz o texto do Globo e faz uma lembrança a mais:


Quanto custa? E quem paga?
17 de julho de 2009 por Dacio Malta


‘O Globo’ de hoje publica na página 16, uma notícia com o título: “Governador tira férias – e faz sua 25ª viagem ao exterior”.

Diz o texto:


“Desde a semana passada, o governador Sergio Cabral está, novamente, em viagem – a 25º desde que assumiu o cargo, em 2007. Desta vez, ao contrário das 21 chamadas missões oficiais em 30 meses de governo, o governador tirou férias. Ele está na Flórida, nos EUA, coma família, desde o fim de semana passada.

Em 2007 o governador esteve em Portugal, Colombia, França, Estados Unidos, Argentina, Italia e Suiça. No ano passado, foi a Suiça, Japão, Coréia, França, Grécia, Alemanha, China, Reino Unido e Turquia. Este ano foi a Suiça, duas vezes aos Estados Unidos, ao Reino Unido, a Cingapura e a China, totalizando 15 países visitados.


Além das missões oficiais é, pelo menos, a quarta viagem a passeio do governador. Ele já esteve no Caribe, no terceiro mês de governo, na França, no sexto mês, e nos Estados Unidos no ano passado. Cabral deve voltar ao governo na próxima semana”.

O balanço feito pelo ‘Globo’ está quase perfeito. Ele esqueceu-se apenas da viagem de férias que o governador fez, em abril desse ano, a Paris. Ele viajou com a mulher, os cinco filhos, e as duas babás, e ficaram hospedados no Hotel George V.

0 Comente aqui: