Ipea: polícia do Rio é a mais violenta do país

A polícia militar do Rio, de Cabral, é a mais violenta do país. A confirmação veio do levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A parte da pesquisa que trata do Rio mediu a influência do Pronasci nas área da Maré, Morro da Providência, Vila Kannedy, Manguinhos, Alemão e Rocinha – estas três últimas contempladas com obras de urbanização do PAC aliadas ao Pronasci, implantado em 2007 e com investimentos previstos de R$ 1,1 bilhão este ano.

Um dos focos do levantamento é a cidade do Rio, onde o assassinato de bandidos, conforme dados do ano passado, alcança 24% de todas 2.972 mortes por agressão. O caso mais emblemático, segundo o IPEA, é o número de mortes atribuído aos chamados “autos de resistência” – a ocorrência sobre confrontos entre polícia e traficantes – registradas na 22ª Delegacia de Polícia do Complexo do Alemão: há 75 casos de homicídios contra 80 ocorrências de morte atribuídas a confrontos entre política e criminosos. Equivale dizer que a polícia causou mais baixas que os homicídios dolosos entre a população e latrocínios juntos.

Segundo o levantamento, em 2008, foram registradas 688 mortes de civis por policiais no Rio, praticamente a um quarto do total de homicídios ocorridos na cidade.Enquanto isso, em todo o estado morreram em confronto com a polícia 1.137 civis mortos – uma média de três por dia.

O blog Amigos do Garotinho está no Twitter. Participe! Acesse www.twitter.com/amigosgarotinho

0 Comente aqui: