Violência contra restaurantes preocupa empresários da Zona Sul

Para o (des) governador Cabral e seu secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o Rio de Janeiro é o paraíso onde não há violência e há "tempos de paz". Mas segundo reportagem do jornal O Globo deste domingo, donos de restaurantes da Zona Sul - região inclusive onde Cabral pernoita quando está no Rio - estão preocupados com o aumento da criminalidade envolvendo os estabelecimentos da região.

Leiam abaixo:


Assalto a restaurantes assusta quem sai para jantar fora na Zona Sul

Restaurantes da Zona Sul viraram alvo de assaltantes. A nova modalidade em alta é tema de reportagem de Laura Antunes e Luciana Fróes, publicada no jornal O Globo deste domingo. Gerentes e donos dos estabelecimentos preferem a discrição para não afugentar a freguesia, mas homens armados já invadiram recentemente pelo menos seis deles, onde saquearam clientes, que perderam celulares, dinheiro e joias. Somente uma creperia em Copacabana foi atacada duas vezes em menos de um mês. No segundo roubo, o bando ameaçou as vítimas com duas granadas.

Segundo o delegado Roberto Gomes, titular da Delegacia Roubos e Furtos (DRF), os criminosos, diante de oportunidade, acabam se repetindo na prática de determinado tipo de delito, como ocorre agora com os assaltos a restaurantes. O delegado diz ainda que a facilidade faz ainda com que os bandidos formem quadrilhas destinadas a praticar essa modalidade de crime. O delegado acrescenta, porém, que a investigação sobre assaltos a restaurantes ainda não é feita pela DRF.

Um restaurante no Leme, frequentado por altos executivos, também foi alvo de assalto recente. Um dos donos, que pede para que a casa não seja identificada, garante que o ataque ocorreu, no início da madrugada, quando já não havia mais clientes. Porém, vizinhos da casa dizem que havia sim clientes no momento do assalto.

Em Laranjeiras, 12 clientes de um outro restaurante viveram momentos de medo, na primeira semana de outubro, quando dois homens, com um revólver, invadiram o estabelecimento. Dois outros bandidos davam cobertura, do lado de fora em duas motos. Os bandidos levaram os objetos de valor dos clientes e o dinheiro do caixa.

Em Copacabana, um restaurante japonês foi invadido por três bandidos armados com revólveres, que renderam seis pessoas, entre clientes e funcionários. O bando chegou por volta das 23h, quando a casa já estava para fechar. Além de celulares, bolsas e carteiras, os ladrões levaram uma máquina usada para passar cartões de débito e crédito.

Frequentado por um público de alto poder aquisitivo, um restaurante de Ipanema foi invadido mês passado por um homem que roubou garrafas de vinho, inclusive uma autografada pelo presidente Lula. A direção garante que a invasão ocorreu de madrugada, quando a casa já estava fechada e vazia.

1 Comente aqui:

Ana Lucia disse...

Os comerciantes não só da Zona Sul mas de todo o Rio precisam de ajuda para combater a violência