O amigo do (des) governador do Rio, Sérgio Cabral, e ex-prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, descumpriu ordens do TCE para demolir a pousada Sankay em Ilha Grande. Em reportagem publicada no jornal O Globo, Jordão, que administrou o município entre 2001 e 2008, disse, na maior cara de pau, igual a do seu amigo, que não se lembra do relatório, pois Angra é muito grande.
A Pousada Sankay, um dos cenários da tragédia que atingiu Angra dos Reis no primeiro dia do ano, faz parte de uma lista de obras irregulares na Baía de Ilha Grande elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante uma inspeção especial em 2007.
O levantamento, motivado pela operação Carta Marcada, da Polícia Civil, afirmou que a Sankay, assim como outros empreendimentos na Costa Verde, estava "sobre a área de domínio dos costões rochosos, especialmente quanto ao descumprimento do recuo mínimo exigido na zona costeira, e construções no espelho d'água".
O TCE cobrou, no ano seguinte, providências da prefeitura de Angra para coibir as irregularidades, mas o deslizamento de terras revelou que as obras ilegais encontradas na pousada estavam intactas até a madrugada da tragédia. A vistoria incluía até uma foto da fachada da pousada.
1 Comente aqui:
Ainda querem culpas as chuvas pela tragédia. Chuva vai existir sempre. Assim como a irresponsabilidade dos governantes, que fecham os olhos para a população e depois dizem uma besteira como essa, de que não se lembra do relatório.
Postar um comentário