A conversa é sempre a mesma e quem paga a conta no final é a população. Reportagem do jornal O Dia revela que o prefeito Eduardo Paes afirmou que o processo de revisão cadastral do IPTU é anual e automático e que o contribuinte não é avisado com antecedência de que o carnê virá com valores mais altos.
Ou seja, quando acabar a folia de Carnaval de Eduardo Paes, cerca de 30.600 proprietários de imóveis terão que pagar mais pelo IPTU deste ano. Eles estão num grupo de 100 mil donos de casas e apartamentos que caíram numa espécie de ‘malha fina’ da Secretaria Municipal da Fazenda e viraram alvo de revisão cadastral. O resultado é que o valor do imposto, em alguns casos, sofreu reajuste de quase 300%.
A reavaliação de 100 mil imóveis, que na década de 90 eram considerados proletários, está causando polêmica. Do grupo que caiu nessa espécie de ‘malha fina’, pelo menos 30.600 donos de casas e apartamentos tiveram reajustes de até 290% no imposto.
A Secretaria Municipal de Fazenda também admitiu que não tem como antecipar ao contribuinte que ele vai pagar mais IPTU do que a correção anual, que é baseada no IPCA-E. Segundo eles, o próprio carnê do imposto é a notificação do lançamento do tributo e nele constam as alterações realizadas.
Em editorial, o jornal O Dia diz que faltou sensibilidade, mais uma vez, com o contribuinte, que no final sempre sai prejudicado.
Leia abaixo o editorial
2 Comente aqui:
Que beleza qque vai a nossa quarta-feira de cinzas quando chegar a conta desse apadrinhado de Cabral!!!
Não aumentar o IPTU era uma promessa do mentiroso Eduardo Paes.
Postar um comentário