Escândalo na Previ-Rio: começam a aparecer os nomes do envolvidos e os de quem os indicou

Começam a aparecer os nomes dos “espertinhos” que tomaram de assalto a Previ-Rio. Os nomes, quem os indicou e a relação entre indicados e padrinhos na Prefeitura são revelados pelo ex-blog de César Maia:

Leiam abaixo:

ESCÂNDALO DO FUNPREVI/PREVI-RIO DA PREFEITURA DO RIO! CARTA PARA INVESTIGAR!


E-mail recebido de "técnico" de um dos bancos citados por este Ex-Blog, por onde passou o ex-presidente do Previ-Rio. Transformado em tópicos, ajustados alguns termos na forma deste Ex-Blog e de forma a não sinalizar origem.

1. O Marcelo Carvalho Cordeiro foi indicado presidente do FunPrevi/Previ-Rio pelo subsecretário chefe da casa civil da Prefeitura do Rio, Marcelo Faulhaber. Ele também indicou o diretor financeiro Luciano Otávio Barbosa Filho.

Ambos foram indicados a ele por José Ricardo Tostes Martins, atual sócio da Casual Dining. Tostes esteve involucrado no rumoroso caso da BrasLight, anos atrás.

Luciano Otávio Barbosa Filho trabalhou na BrasLight com ele e naquele rumoroso caso.

2. Marcelo Carvalho Cordeiro estabeleceu uma relação próxima com o secretário chefe da casa civil, deputado Pedro Paulo Carvalho Teixeira. Jantavam juntos costumeiramente. Desta aproximação, Marcelo Carvalho Cordeiro conseguiu aval para realizar a operação de 70 milhões de reais.

3. Todos foram avisados a tempo e a hora que havia um decreto do ex-prefeito determinando as aplicações em títulos federais e bancos públicos oficiais, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Portanto, para não cumprir esse decreto, só se conseguissem aprovação do Conselho do Funprevi/Previ-Rio, alegando ter autonomia. Isso não foi feito.

4. Portanto, esclareço que os bancos onde o Marcelo Carvalho Cordeiro trabalhou nada têm a ver com a indicação do mesmo. Peço que seu prestigioso Ex-Blog publique este esclarecimento, pedindo também que preserve a fonte, identificando-me como "técnico", simplesmente. Meu nome, que informo a você, pode ser checado através de seus contatos e, tenho certeza, será preservado. Obrigado.

* * *BRASLIGHT/PREVI-RIO

1. (O Dia, 07/03/2010) Mais uma coincidência na aplicação irregular, em janeiro passado, de R$ 70 milhões do PreviRio. Um dos responsáveis pelo investimento foi colega de trabalho de um diretor de empresas beneficiadas pelo dinheiro dos aposentados e pensionistas do município do Rio.

Diretor financeiro do PreviRio até o último dia 15, Luciano Otávio Dutra Leite Barbosa Filho trabalhou ao lado de José Ricardo Tostes Nunes Martins na Braslight, fundo de pensão dos funcionários da Light. Ambos cuidavam de aplicações financeiras.

2. (Valor, 06/03/2008) O pedido de falência foi feito pela Braslight, o fundo de pensão da Light. Braslight e Banco Arbi travam brigas judiciais desde 1998, por conta de debêntures emitidas pela SAM em 1990, compradas pela fundação e que nunca foram pagas. A Braslight estima que o valor atualizado da dívida supera os R$ 160 milhões.

2 Comente aqui:

Stefanos disse...

esse escândalo está melhorando a cada dia. Muita coisa ainda vai rolar. São apenas os primeiros capítulos.

Villella disse...

Uma vez eu fui a prefeitura, na época da camapanha eleitoral e ouvi nos elevadores que o maior medo de César Maia era que a turma do Paes, caso ganhasse as eleições, fizesse o diabo na Previ-Rio, que estava totalmente saneada. Parece que aquela conversa que ouvi era uma prévia do que estava por vir.