Leiam essa análise da corrida ao governo do Rio publicada no Jornal do Brasil. Ela mostra porque Cabral está desesperado: “Garotinho é o fiel da balança no Rio”
Eleições 2010: Garotinho é o fiel da balança no Rio
Flávia Salme , Jornal do Brasil
RIO - Os 43% dos votos que o Governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), levaria se as eleições fossem hoje, conforme indicou pesquisa Ibope/ Sindicato dos Condutores da Marinha Mercante, divulgada terça-feira no Informe JB foram comemorados pelos articulistas da pré-campanha do governador. Contudo, especialistas afirmam que Cabral ainda não tem o quê comemorar. Se Garotinho (PR) conseguir reverter a decisão do TRE-RJ que o tornou inelegível nos próximos três anos, a reeleição do governador, sobretudo no primeiro turno, pode estar ameaçada.
Para Paulo Baía, sociólogo e cientista político professor da UFRJ, a boa avaliação de Cabral é mais mérito do presidente Lula do que do desempenho do peemedebista. Baía ressalta que, em 2006, o governador só conseguiu vencer a então adversária Denise Frossard (PPS) porque contou com o apoio do casal Garotinho.
– E ainda hoje Garotinho tem os votos das zonas Norte e Oeste do Rio, da Baixada, e do interior – avalia. – Se o TSE permitir que ele fique na disputa, Garotinho certamente teria o apoio de 50 dos 92 prefeitos do estado. Haveria segundo turno. Com o próprio Garotinho ou com Gabeira.
O sociólogo, professor da Uerj, e diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), Geraldo Tadeu Monteiro, acredita que o bom desempenho de Cabral nas pesquisas indica que ele tem chance de vencer sem obstáculos no primeiro turno. Mas reconhece que com Garotinho na disputa o cenário muda.
– O crescimento do Cabral tem sido constante – conclui. – Tem muito a ver com a melhoria da situação da segurança no estado. Mas a presença Garotinho provoca segundo turno, seja com ele, seja com Gabeira. A possibilidade de impugnação da candidatura dele se tornou o xis do cenário eleitoral aqui no estado.
Jornal do Brasil: Garotinho é o fiel da balança nas eleições para governador
Marcadores: Anthony Garotinho, eleições, Jornal do Brasil, Sérgio CabralPostado por Amigos do Governador Garotinho às 16:16
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 Comente aqui:
Apesar de toda a máquina do estado e da compra de muita gente, no artigo a gente fica sabendo que Garotinho conta com o apoio de 50 dos 92 prefeitos. É uma façanha impressionante e mostra que nem todo mundo está à venda
Eu no lugar de Cabral também teria muito medo do Garotinho, que já disse que ganhar as eleições vai por Cabral e sua turma na cadeia.
Postar um comentário