A gripe suína e a suspensão das aulas no Rio

Indignado, leitor do jornal O Globo escreve artigo sobre o descaso e o despreparo de Sérgio Cabral e Eduardo Paes no combate à gripe suína.

Leiam abaixo

A gripe suína e a suspensão das aulas no Rio

Artigo do leitor Luiz Paulo Sousa Teixeira

É surpreendente como apenas agora a prefeitura do Rio toma alguma posição em relação a volta às aulas na rede pública, talvez devido ao fato de que o estado de São Paulo, cujo governador já foi ministro da Saúde tomou uma prévia e sábia decisão em adiar não só o retorno dos alunos às escolas, mas também de seus funcionários e professores, para que dessa forma o vírus não se espalhe.

Onde anda o nosso senhor prefeito? A última fala de que me lembro foi ao dizer que as pessoas não estão acostumadas a "novidade ruim". Doença e morte são apenas novidades ruins? No jornal, a prefeitura diz estar tomando medidas preventivas para o retorno as aulas: salas serão mantidas arejadas e alunos aconselhados a lavar as mãos com frequência.

Quantas escolas o senhor prefeito já visitou? Muitas escolas sequer têm janelas, as salas com um número superior de alunos por metro quadrado e crianças que vão a escola doentes pois seus pais não tem onde deixá-los.

Como se não bastasse o pobre professor - pobre pois desassistido do poder público e sobrecarregado de funções que não lhe competem - retorna para um treinamento como se já não estivesse constantemente exposto a doenças em sala de aula.

Em São Paulo, foram 27 mortes no estado, enquanto na capital foram seis. No Rio, todas as cinco mortes foram na capital, exatamente onde encontramos a maior rede de ensino da América Latina.

O professor não é médico, ele também corre os mesmos riscos de adquirir a doença. E as professoras e funcionárias que estão grávidas? A prefeitura vai tomar as mesmas medidas que a Secretaria Estadual de Educação se propôs? Vão ser disponibilizados garrafas e garrafões de água mineral para a comunidade escolar, copos descartáveis, sabonete para lavar as mãos? Que devemos esperar?

Infelizmente, caro leitor do Globo, a resposta é terrível: não deve esperar nada de Cabral e Paes. Lamentamos

2 Comente aqui:

Atonio Gomes disse...

Não só leitor do globo. Leu o Dia e também todo dia tem gente reclamando dele

Mauricio Ferreira disse...

Lamentavelmente o descaso não ´s só com a saúde. ´E com tudo