Estado do Rio tem o pior índice de vacinação contra hepatite B


É assustador o que ocorre no Estado do Rio de Sérgio Cabral. Mais da metade dos moradores do Rio com idades entre 11 e 19 anos não foram vacinados contra hepatite B, segundo o Ministério da Saúde. O Estado do Rio tem um dos piores índices, de acordo com levantamento realizado em março. O descuido do Rio de Janeiro com a hepatite B é tema, inclusive, de editorial hoje do jornal O Dia.

Segundo o ministério, são cerca de 2 milhões de contaminados pelo vírus no País. A meta do órgão é vacinar, pelo menos, 80% das pessoas com idades entre 11 e 19 anos de idade. Para o infectologista Edimilson Migowski, da UFRJ, o potencial de contaminação do vírus é 20 vezes maior do que o do HIV.

O vírus é transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal. A transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de lâminas de barbear, alicates, materiais para desenhar tatuagem e furar piercing e instrumentos para aplicação de drogas injetáveis e inaláveis.

1 Comente aqui:

José Francisco disse...

Lamentável a saúde no estado. Se já não bastassem os abandonos dos hospitais, agora o Rio ainda tem que conviver com uma marca negativa como essa