Mesmo sem ainda ter definido se será ou não candidato ao governo do Estado do Rio em 2010, o ex-governador Anthony Garotinho já vem tirando o sono do preguiçoso (des) governador Sérgio Cabral. Reportagem publicada neste domingo (27) no jornal O Dia mostra que Cabral já começa a definir estratégia inspirada no presidente Lula e que alguns institutos de pesquisa revelam que Garotinho é o adversário dos sonhos de Cabral.
O estudo mostra ainda que apesar da avalanche de verbas publicitárias, o governo Sérgio Cabral tem péssimo conceito com a população, que também não acredita que a segurança pública tenha aumentado no atual governo.
Segundo os números, para 67% da população, a violência no Rio aumentou nos últimos anos. A percepção de que a violência diminuiu é de apenas 9%.
Cabral tenta repetir objetivo de Lula de ter uma eleição plebiscitária. Disputa seria com Garotinho
POR RICARDO VILLA VERDE
Rio - A estratégia do governador Sérgio Cabral para a reeleição em 2010 parece ser semelhante à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa presidencial. Lula vem trabalhando para que os partidos da base aliada se unam em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) e Cabral quer união em torno de seu nome no Rio. Um dos principais obstáculos, a pré-candidatura do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, pelo PT, já foi afastado. E, com a desistência de Fernando Gabeira (PV), o governador pode atrair parte do PPS.
As candidaturas ainda não estão definidas pelos partidos, mas Cabral vem demonstrando também que já tem adversário preferencial: o ex-governador Anthony Garotinho. Em atos públicos, Cabral tem feito ataques diretos e indiretos a Garotinho, seu antigo aliado que trocou o PMDB pelo PR para disputar o governo. Até o presidente Lula, que apoia a reeleição de Cabral, tem ajudado. Nas inaugurações de obras do PAC, terça-feira passada, nos complexos do Alemão e Manguinhos, Lula fez críticas indiretas a Garotinho, ao citar desavenças entre os governos estadual e federal antes de Cabral assumir o estado.
Para Geraldo Tadeu, do Instituto IBPS, a ação de Cabral e Lula pode ter relação com os resultados das pesquisas. “As últimas pesquisas mostram Garotinho consolidado em segundo lugar”, afirma Tadeu, lembrando dados do IBPS e do Datafolha — Cabral lidera nas duas pesquisas, oscilando de 36% a 39% dependendo do cenário. No IBPS, Garotinho tem entre 17% e 23% e no Datafolha, entre 23% e 24%.
Cesar Maia sem definição
Apontado como candidato ao governo por causa da provável desistência de Fernando Gabeira (PV), que deve concorrer ao Senado, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), prevê disputa entre Cabral e Garotinho. Maia não confirma a candidatura, mas avalia que um terceiro nome pode ser determinante.
O deputado federal Miro Teixeira (PDT) não acredita que a disputa será apenas entre Cabral e Garotinho. Ele prevê um do PV, para dar palanque para Marina, e outro do PSDB, apoiando Serra.
1 Comente aqui:
volta Garotinho e acaba com a marra do Cabral
Postar um comentário