Moradores de pelo menos 13 bairros do Rio ficaram às escuras nesta quarta-feira (20) e, no Leblon, um dos bairros que mais sofre com a falta de luz atualmente no Rio de Janeiro de Eduardo Paes e Sérgio Cabral, moradores foram às ruas colher assinaturas contra a taxa de iluminação.
A tempestade que caiu sobre o Rio e a Baixada Fluminense no início da noite de terça-feira deixou trechos de pelo menos dez bairros cariocas (Ramos, Coelho Neto, Cascadura, Cachambi, Bento Ribeiro, Vaz Lobo, Recreio, Guadalupe, Barra e Méier) e ruas de Nova Iguaçu sem energia elétrica. Em Ramos, moradores da Rua Sargento Ferreira e da travessa de mesmo nome ficaram sem luz desde às 19h até o início da tarde de quarta-feira.
Na quarta-feira (20), a Associação de Moradores do Leblon e o Movimento Rio Cidade Legal fez uma manifestação pela orla do Leblon contra a Contribuição Para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) .
Cerca de 50 moradores do bairro e alguns representantes de associações de moradores da Zona Sul e da área do Engenho de Dentro participaram do protesto, que começou às 9h na esquina das ruas Delfim Moreira com Bartolomeu Mitre.
Segundo o presidente da Associação de moradores do Leblon, Augusto Boasson, a intenção era recolher assinaturas de pessoas contra a cobrança e entregá-las ao Ministério Público e ao prefeito Eduardo Paes.
No dia 14 de dezembro, o promotor Rodrigo Terra, da Defesa do Consumidor do Ministério Público estadual, recebeu um outro abaixo-assinado , com 5 mil nomes de moradores da Barra, do Recreio e de Santa Cruz contrários à cobrança da taxa de iluminação pública. Ele anexou o documento ao inquérito civil que já havia aberto para apurar o caso. A Cosip foi aprovada na Câmara Municipal no início do mês passado.
1 Comente aqui:
é uma vergonha. impressionante como o abastecimento de luz é precário no Rio
Postar um comentário