A guerra contra o tráfico está mais para aquela velha história do cobertor curto. Cobre de um lado, descobre do outro. Traficantes de comunidades da Zona Sul de Sérgio Cabral estão migrando agora para as favelas na Zona Norte do Rio, para Niterói, São Gonçalo e até para a Baixada. Ou seja, a violência não está acabando. Está apenas mudando de ares.
E quem pagará por isso, novamente, será a população.
Reportagem publicada neste domingo (24) pelo GLOBO mostra que os complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro, respectivamente, em Ramos e na Penha, figuram como os principais refúgios dos integrantes da facção criminosa que tinha como reduto os morros Dona Marta, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras, Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul, além da Cidade de Deus, em Jacarepaguá.
Com a perda de domínio territorial, parte dos traficantes dessas áreas migrou para os complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro. Embora tenham refúgio garantido, esses grupos não entram na divisão dos lucros obtidos com a venda de drogas na localidade e, por isso, passaram a atuar em assaltos a bancos e até sequestros em diferentes regiões do Rio.
No caso mais recente, uma comerciante chinesa foi mantida em cativeiro por dois dias, após ter sido levada por bandidos, no último dia 15. O crime teria sido planejado no Complexo do Alemão e a vítima, mantida em cárcere na Favela da Mangueirinha, em Caxias, na Baixada Fluminense, até o pagamento do resgate.
As informações dos setores de inteligência mostram que o Alemão não teria sido usado como base de planejamento apenas de sequestros. No último dia 12, cinco homens, que levaram R$ 32 mil da agência do Bradesco, na Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra, fugiram em direção ao Alemão e à Vila Cruzeiro. Foram em ruas das duas favelas que a polícia conseguiu recuperar os dois veículos roubados pelos bandidos para escapar da Barra após o assalto.
Tráfico sai da Zona Sul e já domina comunidades da Zona Norte, Niterói e Baixada
Marcadores: Baixada Fluminense, Sérgio Cabral, Violência, Zona Norte, Zona SulPostado por Amigos do Governador Garotinho às 11:53
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Comente aqui:
Já era de se esperar que isso ocorresse. Que ninguém se deixe enganar com UPPs
Postar um comentário