Professores de Eduardo Paes: “a culpa (pela má formação) é dos pais e dos alunos”

Primeiro, a culpa era da “aprovação automática” repetida como um mantra por Eduardo Paes na campanha eleitoral.

Depois, em reunião privativa com a presença de vários empresários ligados à educação, no Palácio da Cidade, Paes disse que a reprovação à aprovação automática era apenas um mantra que tinha dado certo.

Ou seja, confidenciou publicamente que tinha pregado uma mentira à população.

Agora, acreditando-se no jornal O Globo, o grande problema da educação no Rio, segundo a secretária paulista e privatista de Eduardo Paes, Claudia Costin, se deve aos alunos e aos pais dos alunos.

Paes, Costin, os professores, os diretores das coordenadorias regionais não tem responsabilidade alguma com má formação dos alunos.

Segundo a pesquisa da secretaria, os alunos não aprendem porque não querem e os pais, que não tiveram muitas oportunidades de ensino, são também os responsáveis porque não ajudam os próprios filhos.

Na mesma reportagem, uma professora da UERJ comenta a pesquisa e por erro dela, ou do repórter, há um terrível erro de concordância: “Por que há escolas em que as coisas funcionam? É por que há uma direção, uma equipe que conseguem implementar um bom trabalho”.

Leiam abaixo:

Professores da rede municipal culpam pais e alunos por problemas no ensino

Publicada em 25/02/2010 às 23h46m

Ruben Berta

RIO - Um levantamento da Secretaria municipal de Educação, em outubro de 2009, com cerca de três mil professores da rede da prefeitura, mostra que a falta de participação da família e o desinteresse dos alunos são apontados pelos docentes como as principais causas para as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Para 97% dos ouvidos na pesquisa, a pequena assistência dos pais é fator decisivo no baixo desempenho escolar. E mais: 87,3% culpam também a falta de esforço dos alunos. Por outro lado, apenas 17,4% acreditam que a falta de infraestrutura nos colégios seja decisiva.

- O levantamento reforça a tese de outras pesquisas, que mostram que a escolaridade dos pais tem um peso importante no desempenho dos alunos. Mas, se a criança não está aprendendo, é porque não estamos adequando o aprendizado à necessidade desse aluno. A origem atrapalha, mas há o desafio do aprendizado a ser superado - comenta a secretária de Educação, Claudia Costin.

Críticas à aprovação automática

A baixa autoestima de crianças e jovens foi considerada fator fundamental para o insucesso escolar por 80,7% dos participantes da pesquisa. Se os professores acham que falta esforço dos alunos, por outro lado, acreditam que os estudantes têm capacidade de aprender: apenas 28,3% concordam que a falta de aptidão natural é fundamental para o baixo desempenho.

- A aprovação automática, da forma como vinha sendo implantada, estimulou a falta de esforço, não havia um sistema de mérito. É bom associar a evolução de um aluno a um esforço. Como mudamos o sistema só a partir de fevereiro, é natural essa associação dos professores com o desinteresse dos alunos - analisou Claudia Costin.

A prefeitura está distribuindo 650 mil cartilhas com o objetivo de orientar os pais a colaborar com os estudos dos filhos.

3 Comente aqui:

José Roberto disse...

Eduardo Paes é igualzinho ao Cabral. Adora terceirizar os culpados pela incompetência e a má administração pública

Carlos Eduardo disse...

Sérgio Cabral tem muitos defeitos mas é um grande professor.
Quando acontece algum problema, ele diz:"não é comigo";

Ele ensinou isso a eduardo Paes e, agora, à secretrária de Educação e os professores da rede municipal. Todos repetem Cabral: não é comigo.
Os alunos não aprendem por culpa deles (os alunos) e dos pais dos alunos.
Uma beleza. Ninguém responsável por nada.

Maycon Morais disse...

Simplesmente ridícula a tentativa de se eximir da culpa, este Eduardo Paes está se saindo igual ao Cabral, um verdadeiro mentiroso e cara de pau.
Mas as eleições vem aí!

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