Eduardo Paes inova: salas de leitura sem ninguém para incentivar a leitura

Salas de leitura sem ninguém para incentivar a leitura. É o que se constata na Carta Aberta dos Professores Regentes denunciando publicamente a falta de gente especializada no assunto.

Será que terá alguém na secretaria de educação de Eduardo Paes/Sérgio Cabral com capacidade de ler o que está escrito? Se não tiver, esse blog se compromete desde já a ler o documento para a secretária Cláudia Costin, Paes e Cabral.

Em tempo: não cobraremos nada pelo serviço.

Leiam abaixo:

PROFESSORES REGENTES DE SALAS DE LEITURA DA PREFEITURA-RIO PROTESTAM!

Trechos da Carta Aberta que os Professores regentes de Sala de Leitura encaminharam à secretaria municipal de educação.

1. Os professores regentes de Sala de Leitura das Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro vêm tornar pública ação que consideram incoerente com a busca por uma escola pública de qualidade, e por uma cidade leitora. Durante o período de férias dos professores a secretaria determinou o fim das Salas de Leitura-Polo nas escolas municipais, numa manobra desrespeitosa com os docentes que atuam nestes espaços. Até a presente data não temos nenhum documento oficial, já que existe a Resolução SME nº 560 de 1996, que regulamenta a organização das Salas de Leitura, até a data de hoje.

2. As Salas de Leitura-Polo são responsáveis pelo desdobramento das orientações gerais do trabalho junto às demais Salas de Leitura, denominadas Satélites. Funcionam com infra-estrutura e pessoal especializado para a irradiação e multiplicação de metodologias específicas voltadas para o texto literário. Na figura do professor de Sala de Leitura Polo temos o especialista, o formador de novos mediadores, o organizador, o multiplicador das ações advindas do Nível Central e das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

3. Suas ações são desenvolvidas a partir de projetos elaborados de acordo com a realidade de cada Unidade Escolar, considerando as diretrizes gerais da proposta: projetos literários; centro de estudos; oficinas; empréstimos de livros; orientações para pesquisas escolares; minicursos; rodas de leitura; contação de histórias; teatralização de histórias; encontro com autores; seleção e indicação de livros para a composição do acervo; participação no Salão do Livro e na Bienal Internacional do Livro; mostras de trabalhos; produções de livros; jornal; vídeo; rádio; animações e informática, entre outras atividades, sempre com base na leitura literária.

4. Com o fim da Sala de Leitura Polo toda essa estrutura ficará comprometida, pois foram ceifadas de sua liderança e apoio. Sem falar no investimento feito ao longo de pelo menos 20 anos na formação nestes profissionais e que está, sendo jogado fora. De nada adianta uma Sala de Leitura cheia de livros sem a mediação adequada, feita por um mediador qualificado, que faça um trabalho de sedução do leitor, da leitura pelo prazer.

5. Não podemos nos calar diante da possibilidade de interrupção de uma Política Pública de Promoção da Leitura e de Formação de Leitores nas Unidades Escolares que compõem a Rede Pública Municipal. Esta é uma luta por pela escola pública de qualidade, o que passa por uma escola leitora e formadora de leitores críticos.

1 Comente aqui:

Monica disse...

Mais um absurdo da dupla Cabralzinho/Cabral