Gripe suína avança. Cabral e Paes demoraram para agir no Rio de Janeiro

A Organização Mundial de Saúde fez uma grave recomendação nesta terça-feira aos países membros e recomendou a imediata suspensão das aulas escolares por causa do avanço da gripe suína.

No Rio, medidas de emergência há muito já deveriam ser tomadas, denuncia o jornalista Eucimar Oliveira no site You Pode.

Leia abaixo

GRIPE DO PORCO: OMS RECOMENDA SUSPENSÃO DE AULAS. RIO TOMA MEDIDAS DE COMBATE COM ATRASO
// Postado por Eucimar de Oliveira

Com o assustador avanço de casos pelo mundo e de mortes, a Organização Mundial de Saúde fez uma séria recomendação aos países nesta terça-feira por causa da gripe do porco: suspender as aulas nas escolas de todos os níveis.

Pesquisadores ingleses publicaram um artigo na revista Lancet Infectious Diseases e disseram que os governos precisam de planos para o fechamento de estabelecimentos de ensino. O porta-voz da OMS Alphaluck Bathiasevi acrescentou: “esta é uma medida a ser consideradas pelos países para dimuinuir a propagação do vírus”. Quatro cidades gaúchas já encerraram o ano letivo.

Enquanto a gripe do porco avança (já são 700 mortes em todo o mundo, segundo a OMS. Na Argentina 163 óbitos)), as autoridades de saúde do Rio de Janeiro anunciam medidas de emergência que já deveria ter sido tomadas. Amanhã, quarta-feira, seis pólos de assistência serão abertos nos hospitais Lourenço Jorge, Miguel Couto e Souza Aguiar. Os demais serão na Zona Oeste(2) e um na Zona Norte.

No Souza Aguiar, a comissão de Saúde de Câmara descobriu cerca de 20 mil máscaras encaixotadas e salas especiais para atendimento fechadas, por falta de médicos e pessoal especializado. No Miguel Couto, um cartaz recomendava que os pacientes com sintomas deveriam procurar outra unidade de saúde. Os polos visam basicamente separar pacientes que estejam contaminados daqueles apenas com suspeitas ou outras moléstias. Isso não foi feito no Rio até agora.

0 Comente aqui: