No Rio de Janeiro de Sérgio Cabral e Eduardo Paes, saúde e educação ainda preocupam

Dados das áreas de educação e saúde foram destacados nesta terça-feira (26) pela ONG Rio Como Vamos, durante a apresentação dos indicadores. E os números do Rio de Cabral e Paes são preocupantes.

O número de reprovação no ensino médio chama a atenção em todas as regiões administrativas.

– É assustador, 30,15% dos alunos da rede pública foram reprovados em 2008. Somado a isso, quase 20% abandonaram os estudos. É um número para se refletir. Precisamos mudar esse quadro – contou a presidente da ONG, Rosiska Darcy de Oliveira.

Os índices de distorção de idade no ensino médio também chamam a atenção. Se considerarmos a defasagem de dois anos ou mais em relação à idade ideal para as séries do ensino médio, o dado impressiona: 62,44% dos alunos estão acima da faixa etária ideal.

Na saúde, destaque para o baixo número de exames pré-natais realizados pelas gestantes. O Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas 7 consultas durante a gravidez, mas 31,86% das mães não cumprem a meta.

Os piores índices são registrados na favela Cidade de Deus, em Jacarepaguá (Zona Oeste), onde mais de 60% das gestantes não fazem o total de exames. A precariedade dos cuidados durante a gravidez reflete no elevado percentual de mortalidade infantil. Na mesma Cidade de Deus, 20 crianças, em cada mil nascidas vivas, morreram durante o período analisado.

Ontem, antes de divulgar os números, os diretores do Movimento Rio Como Vamos estiveram reunidos com representantes do município e do estado, onde eles puderam receber o estudo e conhecer o sistema.

1 Comente aqui:

Tales disse...

Duas das mais importantes áreas de um estado abandonadas. Pobre Rio de Janeiro