Revista revela as ligações de Cabral com o enrolado banqueiro Daniel Dantas, que está na mira da PF

Reportagem da revista Carta Capital, que está nas bancas neste fim de semana, envolve o governador Sérgio Cabral com o enrolado banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e que é investigado na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Na reportagem de capa sob o título “Rio-Escândalo imobiliário” revela: “Em transações inusuais e negociações velozes, o Opportunity conseguiu até lucrar com desapropriações assinadas pelo governador Cabral”.

Dentro da revista, prossegue com as acusações: “O Opportunity comprou prédios no Rio às vésperas das desapropriações, bem ao estilo de transações que servem para lavar dinheiro”.





A reportagem de Leandro Fortes, que durou quatro meses, revela também que "Carta Capital identificou duas operações imobiliárias que dão pistas definitivas para o esquema” de Daniel Dantas.

“Nelas se confundem os interesses de Daniel Dantas e do governo do Rio de Janeiro em desapropriações desprovidas de lógica comercial e interesse público”

E informa ainda:

“Com base nas informações obtidas durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal e o Ministério Público conseguiram detectar os setores usados pelo Oppotunity para lavar dinheiro obtido de atividades ilegais e golpes aplicados.”

E prossegue:

“No espaço de 13 meses, entre 2008 e 2009, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do PMDB, assinou dois decretos de desapropriação de imóveis situados na capital fluminense, ambos com uma curiosa característica: haviam sido comprados, dias antes, pelo Opportunity.

“Um deles é um terreno de 8 mil metros quadrados na Barra da Tijuca. Dantas adquiriu o imóvel em 17 de março, por 17,2 milhões de reais, exatos 17 dias antes do decreto de desapropriação assinado por Sérgio Cabral, datado de 4 de abril.”

Em outro, o Opportunity fez o mesmo tipo de transação, em 4 de dezembro de 2007, menos de dois meses antes de um decreto do governador desapropriar um prédio comercial no centro da cidade.”

Daniel Dantas parece ter o dom da adivinhação. Sabia antes de todo mundo os terrenos que Cabral iria desapropriar.

Já Cabral terá muito que explicar durante a semana, ou então dar mais uma esticadela a Paris para ver se a poeira baixa.

9 Comente aqui:

antonio disse...

Por essa Cabral não esperava tão acostumado com o silêncio dos jornais do rj sobre as suas jogadas.

Marluce disse...

O Cabral arranja uma desapropriação dessas para mim também

Mario disse...

É a ponta de um iceberg

Henrique disse...

Nos jornais do RIo que olhei nas bancas não fazem referência ao assunto tratado por essa revista.
Será que estão calados porque recebem milhões em publicidade?

Marcelo disse...

Sou assinante do Globo e eles não dão uma linha sobre essa denúncia

Luiz antonio disse...

Marcelo, é melhor vc cancelar a assinatura. O Globo não vai denunciar nada porque recebe milhões em anúncios do governo. Todos os anúncios, é claro, a favor de Cabral

Mirian Lacerda disse...

Isso é que "sorte" de banqueiro. O cara sabe antes, compra e ganha uma grana do estado. Que vergonha!!!

Lucia Cardoso disse...

Se essa bandalheira tivesse acontecido no governo de Garotinho era editorial no Jornal nacional todos os dias.
A imprensa que cala, consente

Macedo disse...

O banqueiro ganhou uma grana. E Cabral levou o que?