Agressores de menores no governo Cabral serão processados. Governo não abre a boca

3 Comente aqui

É uma epidemia de má notícia a gestão de Sérgio Cabral no quesito segurança pública. Só Cabral não vê. E nem poderia porque não para no Rio.

Leiam abaixo:

Justiça recebe denúncia contra 44 acusados de torturar 21 menores e matar um. Governo do Rio cala


// Postado por youPode

Já está com o juiz Alexandre Abrão, da primeira Vara Criminal, a denúncia formulada pelo Ministério Público contra 44 servidores do Educandário Santo Expedito, na Zona Oeste do Rio. Eles são acusados de agredirem violentamente 21 menores em novembro de 2008 com pauladas e gás de pimenta. Uma das vítimas morreu.

Entre os denunciados estão três diretores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, o Degase.


O governador Sérgio Cabral e nenhum auxiliar diretor havia se manifestado sobre o caso até o fim da tarde.


A denúncia foi publicada pelo jornal Extra

Cabral dá um presente à SuperVia pelos péssimos serviços prestados

2 Comente aqui

Mesmo com os péssimos serviços oferecidos pela SuperVia, o governo Cabral mostra seu total apoio à concessionária e seu desrespeito com a população - que sofre todos os dias com a precariedade dos trens - e renova o contrato de concessão dos serviços ferroviários.

E o pior, nem o governo (???) Cabral acredita que o serviço pode melhorar. (Veja a declaração marcada em vermelho).

Então, por que renovou a concessão?

Mistério...

Leiam abaixo a reportagem da Folha de S.Paulo:

Recordista em multas, Supervia renova contrato com RJ

Operação dos trens é marcada por falhas diárias e acidentes

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Campeã de multas após três colisões de trens que provocaram 12 mortes e uma centena de feridos, agressões a passageiros e problemas diários, a Supervia deve ter a concessão para operação do transporte ferroviário do Rio renovada.

Se concretizada, a medida, 13 anos antes do fim do primeiro contrato, estenderá até 2048 a atuação da empresa. O atual contrato prevê essa hipótese, que só depende das partes.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) quer com a medida obter apoio para o plano de investimento prometido ao Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016. O Estado dividiria com a empresa melhorias de R$ 2,3 bilhões.

A Supervia, que opera os trens desde 1998, é a campeã de multas aplicadas pela Agetransp (agência reguladora do transporte no Rio). Desde 2005, foi multada oito vezes em mais de R$ 1 milhão ao todo.

O acordo com a Supervia prevê, por parte da empresa, adequação de estações, melhora da sinalização e vias férreas. O Estado compraria 90 novos trens.

"Do jeito que está hoje, não podemos exigir um serviço melhor", afirma o governo do Estado. O governo pretende fechar o acordo até abril.

"A renovação antes de completar a metade do primeiro contrato é escandalosa", diz o deputado estadual Alessandro Molon (PT), da oposição.

Para o governo, aguardar o final do contrato prolongaria "por muitos anos serviço de baixa qualidade". Atualmente, 10% dos trens chegam com atraso às estações. Em média, há 4,4 falhas diárias que impedem a saída das composições.

"Houve uma defasagem muito grande, atrasos em compromissos contratuais, o que fez com que a reforma do material rodante não se desse na velocidade necessária", diz José Carlos Leitão, diretor da Supervia.

Falhas graves já causaram três colisões de trens. Na pior delas, em 2007, houve oito mortes. A empresa atribuiu o acidente a falha humana. No caso em que seguranças açoitaram usuários, admitiu "excesso". Sobre o atraso de uma hora dos trens, na semana passada, ela suspeita de sabotagem.

Briga de cachorro grande com o aval do Palácio Guanabara

2 Comente aqui

Garotinho afirma em seu blog que não é e nem pretende ser advogado de defesa do prefeito Lindberg Farias, que deixa hoje o comando de Nova Iguaçu.


Mas Garotinho identifica na manchete de hoje (31) do jornal O Dia – com denúncias a Lindberg- as impressões digitais de Sérgio Cabral.


É uma briga que parece que apenas começou.


Leiam no blog do Garotinho:


http://www.blogdogarotinho.com.br/

Metrô de Sérgio Cabral gasta para explicar que teve prejuízo

0 Comente aqui

O Metrô Rio não tem dinheiro para aprimorar os serviços que deveria oferecer aos usuários, mas tem verba para publicar na edicão desta quarta-feira (31) cinco páginas pagas no Jornal do Brasil, mostrando o seu balanço financeiro.

É um recado à população. Lá está escrito que a concessionária teve prejuízo.

Ou seja, a mulher de Sérgio Cabral, advogada da concessionária, deve acionar o estado para cobrar.

É só aguardar. E depois não digam que não avisamos.

Vejam abaixo:


No Rio “pacificado” de Cabral, estado é o campeão nacional no quesito homicídios

0 Comente aqui

Se existe uma coisa em que não se pode negar é a verdade dos números: O Rio “pacificado” de Sérgio Cabral é o estado da federação que “registrou o maior número de assassinatos de jovens até 29 anos.

A revelação é do estudo “Mapa da Violência 2010- Anatomia dos Homicídios no Brasil”, divulgado ontem em São Paulo.

Indagada a respeito a Secretaria de (in) Segurança Pública do Rio de Janeiro não comentou a pesquisa.

Aliás, como sempre faz quando o governo (???) Cabral é confrontado com a realidade.

Cabral não pôde ser ouvido pela reportagem do Jornal do Brasil – estava descansando (???) em Nova York.

Leiam abaixo:

A violência migra para o interior

Jornal do Brasil

BRASÍLIA - O Brasil sofreu um intenso processo de interiorização da violência nos últimos anos, revelou o estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, divulgado terça-feira em São Paulo. O levantamento, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, do Instituto Sangari, reuniu dados entre 1997 e 2007 e mostra que, enquanto nas capitais do país houve um queda da taxa média de homicídios neste período, no interior os registros apontam um crescimento da violência.

A taxa de homicídios no interior do país cresceu de 13,5 (a cada 100 mil habitantes) para 18,5. Já nas capitais, as ocorrências passaram de 45,7 homicídios a cada 100 mil habitantes para 36,6 no mesmo período. No geral, o número de homicídios mostrou tendência de ligeira queda: passou de 25,4 por 100 mil habitantes em 1997 para 25,2 por 100 mil habitantes.

No caso do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa revela que em Búzios, na Região dos Lagos, por exemplo, são 86,3 homicídios a cada 100 mil habitantes, dado muito acima da média nacional. Em Rio das Ostras, na mesma região, a taxa foi de 84,8. Na Baixada Fluminense, a cidade de Duque de Caxias, apresenta taxa de 74,5 e Nova Iguaçu, 53,3.

– Não há uma explicação exata, mas os dados parecem sugerir que está havendo uma migração dos delitos das grandes cidades, como a capital do Rio, para aquelas que estão em desenvolvimento. Por intuição, podemos levantar a hipótese de que os investimentos do governo federal e do próprio estado na capital tem influenciado essa mudança – sugere o cientista político João Trajano Sento-Sé.

O Rio de Janeiro lidera, em números absolutos, o ranking de homicídios nas capitais brasileiras, com 2.204 casos registrados em 2007 (taxa de 35,7 a cada 100 mil habitantes). São Paulo, que liderava a lista no último levantamento, em 2008 (que analisou os delitos registrados até 2006), ocupa agora a segunda posição em números absolutos, com 1.927 registros (taxa de 17,4), seguido da cidade de Salvador, com 1.357 casos (taxa de 49,3), Recife, 1.338 casos (87,5), e Belo Horizonte, com 1.201 (49,5).

Para o sociólogo Ignácio Cano, professor e integrante do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o levantamento revela que o problema do Rio é sério. Segundo ele, padrões de violência estabelecidos em nível internacional com base na análise de dados de países europeus, por exemplo, sugerem que o aceitável para uma sociedade em que este tipo de crime está sob controle é uma taxa de cinco homicídios para cada 100 mil habitantes.

– Em números absolutos, a liderança do Rio não é surpreendente, mas é relevante. Se levarmos em conta que a população carioca é muito menor que a da capital de São Paulo, chegaremos facilmente à conclusão de que o problema é grave – observa o sociólogo. – Não é certo olhar apenas para os números absolutos, porque eles precisam ser relativizados com o total da população. Contudo, o Rio registra um número muito maior de homicídios que São Paulo, seja no levantamento absoluto, seja na comparação do número de crimes a cada 100 mil habitantes.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio não quis comentar a pesquisa. Por meio de assessores, explicou que desconhece a metodologia do trabalho. As autoridades da pasta, no entanto, afirmam que duas ações consideradas “fundamentais” foram adotadas para combater esse delito: a subdivisão do estado em Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), com o estabelecimento de metas para queda de delitos estratégicos (homicídios entre eles), e a criação de uma nova Divisão de Homicídios (DH) na Polícia Civil.

Ensino de qualidade não é o objetivo do prefeito Eduardo Paes

0 Comente aqui

A polêmica sobre a cartilha para o material escolar das escolas públicas de Eduardo Paes que apresenta palavra de duplo sentido só reforça o quanto a educação na cidade do Rio de Janeiro está abandonada.

Na ânsia de privatizar a educação municipal, o filhote de Cabral, Eduardo Paes, contratou – ninguém sabe por quanto - uma paulista, Claudia Costin, para ser a secretária de Educação do município do Rio.

A tarefa de Costin é repassar às empresas privadas importantes projetos pedagógicos. Projetos estes considerados ultrapassados e com textos surreais, causando danos irreparáveis à qualidade da educação. Não é uma política séria de educação. Mais parece um balcão de negócios.

'Chaninha' gera polêmica em escolas do Rio

Um palavrão ou uma palavrinha? A polêmica está lançada. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe) vai denunciar a prefeitura ao Ministério Público estadual por causa da cartilha que começou a ser distribuída este ano na rede municipal. À parte as divergências pedagógicas - que são muitas -, o Sepe declarou guerra ao uso da palavra "chaninha" em um dos textos que fazem parte do material.

Para o Instituto Alfa e Beto de Brasília, que desenvolveu o kit vendido ao município, o singelo diminutivo é um regionalismo que significa chinelo; para o sindicato, é um jeito obsceno e grosseiro de se referir ao órgão sexual feminino.

A coluna de Ancelmo Gois noticiou nesta terça-feira que o Sepe estava disposto a ir à Justiça. A diretora do sindicato, Maristela Abreu, afirma que o projeto pedagógico é ultrapassado:

- Foi dinheiro jogado fora. É um retrocesso educacional. Alguns textos são surreais - afirma Maristela, rebatendo o argumento de que se trata de regionalismo. - O material didático não pode servir de piada entre os alunos ou favorecer situações humilhantes.

Segundo Maristela, o sindicato não conseguiu obter uma cópia da cartilha que cita a palavra "chaninha". O texto seria: "Minha chaninha cheira mal. Cheira a chulé". Vale destacar: como se trata de gíria, o palavrão ou a palavrinha da discórdia poderiam ser grafados tanto com x quanto com ch. O professor de português, Sérgio Nogueira, acha que os autores devem ter mais cuidado com textos que vão para todo o país, em especial se voltados para educação: - Houve descuido. Eu não usaria, por exemplo, no Pará ou no Maranhã, a palavra rapariga numa cartilha porque lá significa prostituta.

O Sepe vai juntar à denúncia análises feitas por professores de língua portuguesa. A diretora Maristela adianta que serão apresentadas uma série de razões para impedir o uso do material. Entre elas, o fato de se utilizar o método fonético na alfabetização, que o Sepe considera ultrapassado, e outros tantos exercícios e textos propostos para a educação infantil e a alfabetização.

- Há exercícios absurdos. Um deles, para crianças de 4 e 5 anos, pergunta qual é o lugar mais frio, se a Patagônia ou a Groenlândia. Outro, inicia o aprendizado das horas com o ponteiro dos segundos!

A briga em torno do kit do Instituto Alfa e Beto, de Brasília, é longa. Antes, em São Gonçalo, o motivo da discórdia foi uma brincadeira com rimas. Eis os versinhos: "Fui andando pelo caminho. /Éramos três/ Comigo quatro /Subimos os três no morro/ Comigo quatro/ Encontramos três burros/Comigo quatro." Na denúncia, foi dito que a leitura deixava professores e alunos em situação humilhante.

Diretor do Instituto Alfa e Beto, o educador João Batista de Oliveira rebate as acusações e diz que o problema em São Gonçalo girava em torno de um texto consagrado de Cecília Meireles. Ele vê patrulhamento nas críticas e interesses políticos:

- Além disso, proibir palavras que possam ter conotação diferente em algum lugar é erro de entendimento da língua. O professor está em sala de aula para lidar com essas questões e não para fazer patrulhamento ideológico. Não podem impor um filtro e ignorar a dinâmica da língua.

A Secretaria municipal de Educação informou que o programa Alfa e Beto destina-se à alfabetização de crianças do ensino fundamental e apresenta metodologia pautada no método fônico, mundialmente utilizado com sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. O ponto de partida desse método são os fonemas da língua e sua grafia. Ainda segundo a secretaria, o investimento na nova metodologia foi de aproximadamente R$ 526 mil.

Colunista denuncia mais uma maracutaia de Paes em licitações para a Prefeitura do Rio

0 Comente aqui

Eduardo Paes, o filhote de Sérgio Cabral, junto com outros menudos, está indo com muita sede ao pote.

É o que se constata mais uma vez lendo a coluna de Berenice Seara dando conta de mais uma maracutaia na contratação de serviços públicos por parte da prefeitura.

E sempre tem uma empreteira no meio. Por que será?????

Leiam abaixo:


Royalties: presidente da Petrobras é a favor de que o Rio seja prejudicado

0 Comente aqui

A sede da Petrobras fica no Centro do Rio. Mais precisamente na Avenida Chile, bem perto de onde o Rio nasceu e cresceu.

Mas o presidente da estatal tem coração baiano e gostaria de assinar cheques de compensação apenas pela sua querida terra natal: a Bahia.

Nada contra a Bahia, mas é o fim da picada um presidente de uma estatal dizer claramente que é a favor de que o Rio de Janeiro seja prejudicado na questão dos royalties,

Deveria ser demitido, mas provavelmente será promovido.

É o que mostra o ex-prefeitop César Maia em seu blog:

ROYALTIES DO PETRÓLEO! PRESIDENTE DA PETROBRAS CONTRA ESTADO DO RIO!(Globo-on, 30)

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta terça-feira que considera errada a forma como os royalties do petróleo são distribuídos atualmente entre os estados.

Ressaltando que esta é uma posição pessoal e não da empresa que dirige, Gabrielli disse que o Rio de Janeiro ficar com mais de 80% dos royalties do petróleo produzido no país, como ocorre hoje, é "injusto".

Segundo ele, esse dinheiro pertence ao país e deveria ser mais bem distribuído. Gabrielli citou como exemplo o fato de o Rio de Janeiro ter ficado com quase R$ 7,5 bilhões de royalties, enquanto a Bahia, seu estado natal, recebeu apenas R$ 240 milhões.

- Esta não é uma distribuição justa - disse ele, enfatizando tratar-se de uma posição da pessoa física, não do presidente da Petrobras.

O INDIVÍDUO E O HOMEM POLÍTICO SÃO INSEPARÁVEIS"!

Emil Ludwig em sua biografia de BISMARCK."O indivíduo e o homem político são inseparáveis, seus sentimentos e seus atos se subordinam uns aos outros, sua vida privada e sua vida pública se desenrolam simultaneamente. Formar um todo com o auxílio dos elementos fornecidos pela pesquisa, tal é o dever do historiador." (Editora 'Livraria do Globo', Barcellos, Bertaso & Cia, Porto Alegre, 1933.)

Colunista perde a paciência e manda Cabral "calar a boca"

3 Comente aqui

Felizmente não é apenas esse blog que anda se revoltando com as maluquices e fanfarrices sem sentido do governador (???) Sérgio Cabral.

O respeitado colunista e experiente jornalista Dácio Malta perdeu a paciência com o bebê-chorão da política fluminense e mandou Cabral "calar a boca" no site You Pode.

Leiam abaixo:

Cala a boca Cabral

Sergio Cabral não se emenda. O governador só fala besteira.

Ontem, em Brasília, depois da solenidade do PAC 2, ele disse que, na questão do pré-sal, ele tem a certeza que o Congressou ouvirá Lula.

Mas o que o Presidente disse?

Que se saiba ele não disse nada. Lá nos confins do Oriente Médio, Lula disse que esse era um assunto para ser resolvido pelo Congresso.

Continua Cabral: “O Presidente botou uma pitada de açúcar no pré-sal. Com a intervenção do Presidente, o pré-sal agora virou pré-doce”.

Intervenção do Presidente? Então Lula interviu?

E por que a gracinha do pré-doce?

Finalmente: por ser um ano eleitoral, é preciso ter “seriedade e tranquilidade” para tratar do tema.

Antes, os congressistas eram ladrões.

Agora, eles precisam ser sérios.

O trapalhão vive mesmo no mundo da lua.

Garotinho: "A corrupção tomou conta do governo Cabral"

3 Comente aqui

Em seu blog Anthony Garotinho revela o que o mais desavisado funcionário do Palácio Guanabara está cansado de saber: a "corrupção tomou conta do governo Cabral".

Não são ataques, são comentários feitos em cima de fatos. Garotinho pergunta: até quando que é pago para investigar vai ficar fazendo cara de paisagem?

leiam abaixo:


A corrupção tomou conta do governo Cabral


O nível de corrupção tomou uma dimensão no governo Sérgio Cabral que é incompreensível o silêncio de algumas instituições. Só pra citar alguns exemplos, vejamos: A mulher do governador, num ato que pode ser chamado, além de ilegal, de criminoso, advoga para o Metrô Rio, que ganhou de presente do governador a prorrogação do contrato da concessão, que terminaria em 2018, para 2038. O mesmo escritório de Adriana Ancelmo Cabral, advoga para o Grupo Facility que tem contratos superiores a R$ 1,2 bilhão com o governo de seu marido.

Não se vê nenhuma manifestação da tão combativa Ordem dos Advogados do Brasil, seção RJ. Por que será?

Na educação, o escândalo é monstruoso. Foram alugados mais de 34 mil aparelhos de ar condicionado. Foram instalados pouco mais de 6 mil, mas o Estado vem pagando rigorosamente o aluguel, há 6 meses, como se todos estivessem funcionando. O nome disso é crime. Onde está o Ministério Público, cujo dever é ser fiscal da Lei?

Na saúde é escândalo para tudo quanto é lado. UPAs superfaturadas, mais de R$ 17 milhões dispensados de licitação e publicado no Diário Oficial um ano depois, contratos de terceirização superfaturados e não se ouve falar em CPI na Assembléia Legislativa do Estado.

Fazendo alusão aquela famosa pergunta “que país é esse?”, eu pergunto: Que Estado é esse, onde a mídia está amordaçada pelas polpudas verbas do governo do Estado e as instituições da sociedade agem como se nada estivesse acontecendo?

Enquanto isso, nos bastidores, todo mundo já sabe a podridão, que está prestes a vir à tona, por outros meios e outras instituições, provavelmente de fora do estado e do âmbito de influência do poder econômico do governador.

Como ficarão as instituições do nosso estado, que assistem a tudo isso caladas? Como ficará a imprensa carioca, que se transformou em Diário Oficial de Cabral?

É esperar pra ver!

Imprudência e truculência no combate ao crime são comuns no governo (???) Cabral

2 Comente aqui

Episódios de bala perdida como o que ocorreu na segunda-feira no Humaitá, quando policiais saíram atirando livremente na direção da população para atingir os bandidos, reforçam ainda mais a política equivocada de truculência da secretaria de (In) Segurança Pública do Estado do Rio, de Sérgio Cabral e de seu secretário José Mariano Beltrame.

E merecem nota zero e a bronca do Informe do Dia. Veja abaixo:

Omisso, Cabral joga no colo de Lula uma defesa do Rio que deveria ser prioridade dele, Cabral

2 Comente aqui

Definitivamente, Sérgio Cabral, o governador (???) do Rio, ainda não entendeu qual é a função de um político eleito para a principal cadeira num estado da federação.

Depois de fazer uma enorme lambança na questão dos royalties do petróleo, de perder a compostura numa reunião com o presidente Lula e ministros (foi antes do Carnaval, verdade seja dita e parece que não teve nada a ver com o vídeo postado aqui ao lado) e de fingir chorar (não caiu uma lágrima) em público, o desastrado político fluminense deixou ontem Brasília, onde não foi notado, dizendo que confia em Lula.

Na questão relativa aos royalties não é para confiar ou não deixar de confiar no Lula. O fato que os cariocas e os fluminenses não podem confiar em Cabral, isso dito pelo próprio Cabral.

Não podem porque ele peca por omissão e transfere para Lula uma defesa do Estado do Rio de Janeiro que deveria ser premissa do atual ocupante do Palácio Guanabara.

A estratégia de Cabral para Lula é clara: resolva o problema do Rio. Se Lula não resolver, Cabral vai sair dizendo que ele avisou Lula e que o presidente não fez nada. É típico da alma traidora de Cabral.

O que Cabral deveria faze era trabalhar pelos interesses legítimos do Rio. Mas Cabral prefere que não. Dá trabalho. E trabalhar não é com ele mesmo. Nunca foi.

Tanto é assim que EXAUSTO da viagem a Brasília, Cabral embarcou ontem mesmo para Nova York.

Leiam abaixo a postura de Cabral:


Pré-sal: Cabral diz confiar em Lula

Governador afirma estar convicto de que Congresso vai ouvir o presidente

BRASÍLIA. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, considera que houve avanços nas negociações com o governo federal e o Congresso, para que a chamada emenda Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que prevê a repartição igualitária a todos os estados e municípios dos royalties obtidos com a exploração do petróleo não só no pré-sal, como também no pós-sal, ou seja, nos campos já em operação seja alterada na votação da matéria no Senado.

Após a solenidade de lançamento do PAC-2 (nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento), em Brasília, Cabral afirmou confiar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no próprio Legislativo, para que o Rio não seja prejudicado pela nova regra proposta na Casa.

O Congresso brasileiro nunca me faltou. Confio no presidente Lula e também confio muito no Congresso afirmou o governador.

Lula botou uma pitada de açúcar no pré-sal, diz Cabral Ele lembrou que o presidente Lula já havia alertado sobre os problemas que poderiam surgir, tendo em vista que este é um ano de eleição. Cabral defendeu que, por conta disso, é preciso ter seriedade e tranquilidade para tratar do tema.

O presidente Lula já deu o recado de que estamos em ano de eleição. Tenho certeza de o Congresso vai ouvi-lo enfatizou.

Cabral foi um dos primeiros a deixar a cerimônia de lançamento do PAC-2, ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O governador demonstrou estar mais aliviado com o encaminhamento que vem sendo dado à discussão da emenda Ibsen no Senado. Deixou claro que acredita que a participação de Lula vai quebrar o clima de tensão e levar a uma solução favorável ao pleito dos estados que estão sendo penalizados.

O presidente Lula botou uma pitada de açúcar no présal.

Com a intervenção do presidente, o pré-sal agora virou pré-doce brincou.

Com a manutenção do regime de urgência constitucional para os quatro projetos do marco regulatório do pré-sal, os senadores têm até hoje para apresentarem emendas aos textos. Embora os projetos tramitem simultaneamente nas diversas comissões, para cumprir o prazo de 45 dias previsto na urgência constitucional, a apresentação de emendas está centralizada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Quando terminar o prazo, as emendas retornarão à Mesa do Senado, que as encaminhará às comissões Tanto Cabral como Paes elogiaram o PAC-2. O governador destacou que Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff pré-candidata à Presidência da República pelo PT se destacam pela continuidade do que estava previsto no PAC.

O prefeito disse que as medidas anunciadas ontem são históricas e investem na qualidade de vida dos cidadãos.



Eduardo Paes faz obras onde não precisa. Já as ruas da Zona Norte padecem em buracos

1 Comente aqui

Começar o projeto de recapeamento de ruas do Rio de Janeiro pelo Leblon não passou de mais um factóide de Eduardo Paes. Aliás, são obras somente para agradar seus eleitores da Zona Sul.

Sim, porque as ruas do bairro que já receberam o novo asfalto não possuíam nenhum buraco e estavam em boas condições, segundo reportagem do jornal O Dia. Desperdício de dinheiro público e incompetência no planejamento, priorizando como sempre os bairros da Zona Sul da cidade.

Enquanto isso, ruas que realmente precisam de recapeamento urgente, com as do Centro e da Zona Norte, estão aguardando até hoje que alguém da prefeitura inicie por lá os trabalhos de verdade de recuperação do asfalto.

Leiam abaixo trecho da reportagem:

Ruas a serem recapeadas não têm buracos. Número de vias beneficiadas na Z. Norte é metade

O programa da prefeitura que promete fazer a recuperação asfáltica de 79 ruas e avenidas do Rio não deverá trazer muita diferença para a Zona Sul. Isso porque a maioria das 25 vias escolhidas na região para receber obras de recapeamento e tapa-buracos está em boas condições. É o caso, por exemplo, das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon. As vias que compõem a orla da praia foram percorridas, ontem, pela reportagem de O DIA. Nos dois locais, que têm aproximadamente 3,3 quilômetros, não havia nenhum buraco, apenas desníveis nas faixas utilizadas por ônibus.

O mesmo teste foi feito nas ruas Humaitá e Catete e nas avenidas Visconde de Pirajá, Ipanema, e Rui Barbosa, Flamengo. Todas estão entre as prioridades da prefeitura. Em nenhuma das vias foram encontrados buracos, mas somente ondulações no asfalto. Resultado idêntico ao obtido no percurso feito nas praias de Botafogo e Flamengo para verificar a necessidade emergencial de recapeamento.

Black music ganha briga contra choque de ordem de Eduardo Paes

1 Comente aqui

Depois de ser proibido pelo (des) choque de ordem de Eduardo Paes, que não entende nada de cultura e das tradições de rua do Rio de Janeiro, o baile black music voltou com força total à Cinelândia, onde ocorre há 15 anos em plena rua Alvaro Alvim.

Leia abaixo a nota publicada na coluna Gente Boa, de O Globo.

Cabral quer aumentar a dívida pública do Estado como presente ao seu sucessor

2 Comente aqui

Sérgio Cabral quer deixar para seu sucessor um aumento na dívida pública do Estado com a União de cerca de R$ 3,4 bilhões.

É o cúmulo da irresponsabilidade: contrair despesas num ano eleitoral com promessas de obras que nem poderão começar ainda este ano.

A revelação é do Jornal Valor Econômico, que faz referência a última renegociação das dívidas do Rio com a União, que foram feitas por Garotinho, que, como sempre, é “ignorado”.

Fica parecendo que a renegociação foi feita por algum gnono.


Rio de Janeiro aumenta limite de endividamento para R$ 5 bilhões

Autor(es): Vera Saavedra Durão e Janes Rocha, do Rio
Valor Econômico - 29/03/2010

O governo do estado do Rio de Janeiro aguarda a divulgação pelo governo federal ainda esta semana de autorização para aumento no limite do endividamento estadual. O pedido envolve a ampliação dos atuais R$ 1,6 bilhão para algo em torno de R$ 5 bilhões, garantiram o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Fazenda, Joaquim Levy. O valor final está sendo analisado e será decidido diretamente pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e pelo ministro da Fazenda Guido Mantega,

"Estamos negociando nossa capacidade de endividamento de 2009 com o Tesouro, na expectativa de o Estado pegar um grande valor em 2010 em relação a 2009", afirmou o vice-governador do Rio.

Pezão disse que a ampliação do limite de endividamento do Rio - a primeira desde a renegociação da dívida dos Estados nos anos 90 - está baseada no bom desempenho das contas fiscais do Estado.


Integra em:
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/3/29/rio-de-janeiro-aumenta-limite-de-endividamento-para-r-5-bilhoes

Bala perdida volta a fazer vítimas no Rio "pacificado" de Sérgio Cabral

4 Comente aqui

O maior temor dos cariocas voltou com força total com Sérgio Cabral. Na manhã desta segunda-feira (29), um homem e uma mulher foram baleados por volta das 7h30m, na esquina da Rua Maria Eugênia com a Rua Humaitá, no Humaitá, na Zona Sul do Rio.

Segundo testemunhas, momentos antes, dois bandidos roubaram o carro de uma mulher na Rua Vitório da Costa. Ela saiu correndo pela rua, e um policial à paisana foi avisado. Ele interceptou os bandidos, e houve uma troca de tiros. As vítimas passavam pela rua quando foram atingidas.

Gravou tentativa de extorsão por autoridades do Rio e, agora, é ameaçado de morte

5 Comente aqui

Devem sem mesmo muito graves as denúncias contra altas autoridades estaduais encasteladas no governo (???) de Sérgio Cabral.

É que o que deduz das ameaças de morte ao pernambucano que gravou as supostas tentativas de extorsão.

Ele está sendo protegido pela Polícia Federal que teve que escondê-lo no interior de SP.

Por aqui, o cenário continua tenso e tem mais gente chorando pelos cantos e não é pelas razões dos royalties.

A revelação das ameaças é colunista Cláudio Humberto. Leiam abaixo:

Sob proteção

Seu nome os investigadores não revelam, mas o pernambucano que andou fazendo gravações no Rio, ao estilo de Durval Barbosa, está sob escolta no interior de São Paulo após receber ameaças de morte.

Inferno continua: na surdina, SuperVia ganha concessão dos trens até 2048

1 Comente aqui


Na surdina, como "prêmio" pelos péssimos serviços oferecidos à população, a SuperVia ganhou novamente o direito de "administrar" os caóticos trens de Sérgio Cabral até 2048.

Ou seja, o inferno continua e a população que se dane!

Leiam abaixo a reportagem do jornal Extra.

Agetransp prorroga concessão da SuperVia até 2048

No mesmo dia que a Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) puniu a SuperVia em R$ 150 mil pelas chibatadas aplicadas a passageiros na estação de Madureira, em 2008, seus cinco conselheiros autorizaram o governo a renovar o contrato de concessão da empresa por mais 25 anos, até 2048. A votação aconteceu nesta terça-feira, véspera da pane dos trens em Saracuruna. A Agetransp, porém, só divulgou a multa, mas não revelou a decisão.

Com o sinal verde, põe-se fim a uma negociação de mais de dois anos. Agora, falta o governador Sérgio Cabral assinar a renovação, acordada desde dezembro.

— Isso é um absurdo, inaceitável e vergonhoso. Vou pedir a reversão dessa decisão e, se necessário, irei à Justiça — afirmou o deputado Alessandro Molon (PT).

O relator do processo foi Maurício Agnelli, que teve o voto acompanhado por Francisco José Reis, Herval Barros de Souza, João Carlos da Silveira Loureiro e pelo presidente Luiz Antônio Laranjeiras Barbosa. O relatório da reunião não foi divulgado pela agência, ao contrário do que se vê em sessões anteriores.

Outros assuntos como o esquema especial das barcas para a Semana Santa e até a aplicação da multa das chibatadas foram noticiados pela Agetransp. Mas não há menção à aprovação da renovação do contrato da SuperVia.

— A agência autorizou o Executivo e renovar o contrato se for de seu interesse. Não temos o poder de renová-lo. O voto do Agnelli está muito bem esclarecido e o seguimos por unanimidade — confirma Herval Barros de Souza.

— É imoral tomar essa decisão divulgando só a multa e não a renovação. É sórdido. Isso mostra uma agência omissa, tolerante e leviana. Como isso é possível diante de tudo o que está acontecendo? — questiona Alessandro Molon.

Procurado, o secretário de Transportes, Julio Lopes, disse que a renovação seria necessária e cita as Olimpíadas de 2016 como argumento:

— Essa é a forma mais rápida e prática para equilibrar a concessão financeiramente com um prazo maior para os fundos que aplicam ali recuperem o investimento. Temos convicção que o contrato será cumprido. A SuperVia vai ter que funcionar porque temos um compromisso com o Comitê Olímpico Internacional.

Leitores indignados com o Metrô de Sérgio Cabral

1 Comente aqui

A cada dia cresce ainda mais a insatisfação dos cariocas com a precariedade do Metrô de Sérgio Cabral.

Leiam abaixo a carta de um leitor do Jornal do Brasil reclamando dos inúmeros problemas nos trilhos do metrô.

Cabral vai torrar 180 milhões de reais em publicidade para falar bem dele mesmo

4 Comente aqui

E continua a farra com o dinheiro público na gestão de Sérgio Cabral. Agora, acaba de ser revelada a montanha de dinheiro que ele vai gastar esse ano em promoção própria: 180 milhões de reais.

Tudo para mostrar o que não tem para mostrar. De olho nessa grana toda, a imprensa do Rio vai continuar calada e bajulando o governo (???) de Cabral.

A revelação está no Radar Online:

Agências para o governo do Rio

Saiu o resultado da concorrência para a conta de publicidade do governo do Rio de Janeiro. DPZ, Artplan, Nova S/B, PPR (Prole, que trabalhou na campanha de Sergio Cabral em 2006), Agnelo Pacheco e Binder/FC+M foram as vencedoras. A verba é de 180 milhões de reais por ano.

Denúncia grave: facção criminosa estaria pagando uma fortuna para morros não receberem UPPs

4 Comente aqui

A denúncia grave, mais uma, está no blog You Pode: os bandidos de uma facção criminosa estariam pagando uma fortuna para que a Rocinha receba melhoramentos, mas sem a instalação de uma da UPPs.

O mesmo estaria para acontecer nos morros de São Carlos e da Mangueira.

Leiam abaixo:

As UPPs e a ADA

Ainda sobre as UPPs que virão por aí.

1 - A proposta é sempre entrar com uma UPP, e depois promover melhorias na comunidade. O governo já fez melhorias na Rocinha, ela fica no cinturão das Olimpíadas, mas não se fala em UPP por aquelas bandas. Quem conhece o assunto, sabe que a ADA (Amigos dos Amigos) paga uma verdadeira fortuna para continuar em paz.

2 - O ex-prefeito Cesar Maia diz hoje em seu blog que “um deputado estadual tem dito, para quem quiser ouvir, que garante que no São Carlos e Mangueira UPP não entra. A checar”.

3 - O Morro de São Carlos também é comandando pela ADA. Talvez isso explique a blindagem.

4 - O da Mangueira tem outra facção. Mas é possível que o deputado, citado pelo ex-prefeito, seja aquele que é tão identificado com a comunidade, que decidiu incorporá-la ao seu nome parlamentar.

Coisas do mundo, minha nega…

Perseguição implacável contra Garotinho e a verdade dos fatos: Revista Veja condenada

8 Comente aqui

Nós, amigos e admiradores do homem público Garotinho, não podemos nos calar diante de uma perseguição covarde contra alguém que tem dedicado sua vida ao povo.

Leiam abaixo

Agradecemos a todos os amigos do governador Garotinho que estão se juntando a esse movimento para desmontar as mentiras lançadas contra ele, conforme fizemos na semana passada, onde provamos que Garotinho nunca usou dinheiro irregular de ONGs em sua pré-campanha presidencial de 2006.

Outra grande farsa montada para tentar criar uma imagem negativa de Garotinho junto ao eleitor foi a edição da revista Veja publicada logo após a vitória de Garotinho nas prévias do PMDB para concorrer àquelas eleições presidenciais de 2006.

A mentira:

“Garotinho teria utilizado avião de um traficante para suas viagens pelo Brasil”.

Essa mentira foi estampada na capa da revista Veja, com uma fotomontagem onde Garotinho aparecia com dois chifres, numa clara tentativa de associar sua imagem de homem religioso ao demônio.

Numa dobradinha com a revista Veja, a TV Globo fez várias chamadas com destaque para que o povo assistisse à reportagem que seria exibida no Jornal Nacional. A mesma mentira ganhou ainda mais destaque ao ser exibida em rede nacional para todo o país.

A VERDADE

Garotinho tentou se defender de todas as formas, mas não lhe foi dado espaço. Por isso, entrou com uma ação na Justiça contra a revista. Então, se descobriu coisa ainda mais grave: os repórteres autores da matéria sabiam desde o início que o avião não era de um traficante. Portanto, a reportagem não era fruto de um engano dos repórteres ou da revista, era má fé. Foi publicada sabendo que era mentirosa.

Os repórteres sabiam que o avião havia sido confiscado de um traficante e estava em poder da Polícia Federal, que o alugou para uma empresa de táxi aéreo. Receberam essa informação do juiz de Mato Grosso, onde o traficante foi preso e teve seus bens confiscados. Mas a revista Veja e as Organizações Globo, por interesses políticos, preferiram esconder esse fato de suas reportagens.

Para restabelecer a verdade, Garotinho lutou por três anos e meio na Justiça, até que a revista Veja veio a ser condenada pela justiça a lhe pagar indenizações e a publicar matérias com igual tamanho e destaque revelando a verdade dos fatos. A covardia das Organizações Globo foi tão grande que seus advogados comentaram no processo que se limitaram apenas a reproduzir uma informação da revista Veja.

Em sua decisão, a Justiça diz que “a revista publicou matéria sabidamente inverídica, com afirmações falsas, causando danos à imagem e à reputação do atingido”. A decisão também avisa que “o fato de publicar uma fotomontagem na primeira página da revista com a imagem do cidadão Anthony Garotinho com dois chifres era uma visível discriminação religiosa, tentando associar sua imagem ao demônio”.

A revista Veja até hoje não publicou o direito de resposta de Garotinho. Prefere pagar multa a ter que informar a seus leitores que mentiu com interesses eleitoreiros. As Organizações Globo, quando se viram diante da Justiça, tiraram o corpo fora e imputaram toda a responsabilidade pela publicação da mentira à revista Veja.

Nós, moradores do Estado do Rio, que conhecemos a capacidade administrativa e a honestidade do homem público Garotinho, vamos demonstrar ao povo desse estado toda a armação feita por grupos poderosos para tentar destrui-lo politicamente. A mentira nunca poderá prevalecer sobre a verdade. O bem não pode ser esmagado pelo mal.

Na semana que vem, vamos contar a verdadeira história do que ficou conhecido como Escândalo do Propinoduto ou Escândalo do Silveirinha, um grande amigo do atual governador Sérgio Cabral.

Movimento Amigos do Garotinho

Nem a Uerj escapa da bagunça da falta de luz no Rio de Janeiro

1 Comente aqui

A bagunça em que se tornou a falta de luz no Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral, atingiu agora uma das principais instituições de ensino do estado. Na quinta-feira (25), a reitoria da Uerj dispensou todos os estudantes do campus do Maracanã devido à falta de energia que começou às 16h11m.

As aulas do turno da noite também foram suspensas porque, segundo a reitoria, a Light informou que houve um problema em duas subestações e não há previsão o retorno do fornecimento de luz.

Na universidade, os alunos estão saindo do prédio com a ajuda de seguranças. Os estudantes que chegam para o turno da noite são informados sobre a suspensão das aulas. Técnicos da Light estão atuando no reparo de um cabo no local.

Que vergonha!

Descaso de Eduardo Paes deixa Lagoa Rodrigo de Freitas às escuras

0 Comente aqui

Um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi despoluída nos governos Garotinho e Rosinha, sofre há várias semanas com o descaso da prefeitura de Eduardo Paes.

Segundo relata um leitor de O Globo On Line, o trecho da ciclovia da Lagoa, no Parque da Catacumba, entre o quiosque Palafita e píer dos pedalinhhos, está com uma sequência de postes sem luz, o que aumenta a insegurança na área. Esta solicitação de reparo já foi feita na Rioluz, mas até agora o problema não foi resolvido.

Vergonhoso!

Eduardo Paes maltrata os idosos e Justiça fecha abrigo municipal

1 Comente aqui

Uma situação deplorável e um total descaso da prefeitura de Eduardo Paes. A superlotação e as condições subumanas em que vivem idosos, doentes mentais, tuberculosos, viciados em drogas e até crianças levou a Justiça a interditar, na quinta-feira (25), o Abrigo Municipal Stella Maris, na Ilha do Governador.

A unidade, que já acolhia 150 pessoas, recebeu mais 150 moradores de rua — vindos de centro de acolhimento — sem condição de conforto e segurança. Com a decisão, a Prefeitura do Rio terá que encaminhá-los a unidades adequadas em 48 horas. Se não cumprir, o secretário de Assistência Social, Fernando William, pode ser preso e terá que pagar multa diária de R$ 10 mil.

A pedido da promotora Eliana Belém, autora da ação, a juíza Ivone Caetano, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, determinou ainda que a prefeitura informe para onde os idosos serão levados. No abrigo, pelo menos 60 pessoas dormem no chão. No mesmo local funciona creche, com 120 crianças.

Muito triste e vergonhoso!

Anthony Garotinho revela as mutretas de Sérgio Cabral no Detran

4 Comente aqui

O ex-governador Anthony Garotinho tem farta documentação mostrando as mutretas do governador (???) Sérgio Cabral. Em seu blog desta sexta-feira (26/03), Gorotinho mostra o que Cabral e a mulher dele, Adriana Ancelmo Cabral, tem feito negócios com o estado para lá de duvidosos.

É o segundo capítulo de uma novela que, parece, vai deixar os eleitores do Rio de cabelo em pé.

As mutretas de Cabral no DETRAN – Capítulo 2

Pode parecer inacreditável, mas o que os senhores vão ler é a mais pura verdade. O escritório da mulher de Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo Cabral, além de advogar para o Metrô, também advoga para o grupo Facility, cujos contratos com o Estado ultrapassam a soma de R$ 1,2 bilhão.

No contrato social do escritório de advocacia, a mulher de Cabral é detentora de 70% das ações, ou seja, de tudo o que o escritório fatura 70% vai para o bolso da senhora Cabral. Um de seus clientes é a empresa VIGO CENTRAL DE SERVIÇOS LTDA, que pertence ao Grupo Facility. Adivinhem quem é o advogado que defende a empresa? Trata-se de Sérgio Coelho e Silva Pereira, ex-marido da atual mulher de Cabral e que continua sendo seu sócio, minoritário, no escritório de advocacia.

Leiam mais em:

http://www.blogdogarotinho.com.br/

Imagens do tumulto na estação da SuperVia em Saracuruna

0 Comente aqui

Clique no link abaixo e assista a reportagem do telejornal Hoje, da TV Globo, sobre o tumulto desta manhã de quinta-feira (25), em Saracuruna.



E leia também o que publicamos sobre o tumulto - mais um - nos trens de Cabral.

Trem da SuperVia de Sérgio Cabral vira abrigo de morador de rua

0 Comente aqui

A bagunça tomou conta de vez dos trens da SuperVia. Na manhã desta quinta-feira (25), no trem da Supervia sentido Santa Cruz-Central, um homem dormia tranquilamente no bagageiro da composição, bem acima da cabeça dos passageiros.

Os usuários ficaram com medo de que o cidadão caísse ou mesmo urinasse em suas cabeças. Em alguns momentos, a perna do homem caia do bagageiro e sua mão também.

Lamentável!

A informação é de um leitor do site G1, do Globo.com

Veja mais fotos em: http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL1544399-8491,00-HOMEM+E+PEGO+DORMINDO+EM+BAGAGEIRO+DE+TREM+NO+RIO.html

Comlurb, de Eduardo Paes, não limpa a rua e arranja briga com moradores de Laranjeiras

3 Comente aqui

O descaso de Eduardo Paes com os cariocas parece não ter fim. Depois de jogar a culpa nos cariocas pela sujeira das ruas da cidade e até responsabilizá-los pelas recentes enchentes, Paes resolveu simplesmente não limpar mais as ruas.

Segundo nota publicada pela coluna Anna Ramalho, do Jornal do Brasil, a Comlurb de Eduardo Paes entrou em guerra com os moradores da rua Pires de Almeida, em Laranjeiras. A empresa parou de recolher o lixo no local alegando que a rua é privada. Porém, uma placa da prefeitura no local contradiz a empresa de lixo.

Leiam abaixo:

Cabral vai rodar a bolsinha para implantar mais UPPs. Já o dinheiro para publicidade está sobrando

5 Comente aqui

Cabral tem muito dinheiro para despejar nos órgãos de imprensa, mas faltam verbas para investir nas tais Unidades de Polícia Pacificadora (para nós, Unidades Precárias de Pacificação).

É o que está impresso hoje na coluna Gente Boa, de O Globo.


As duas notas tentam, como sempre, aliviar Cabral, mas o que está escrito está escrito.

Leiam abaixo:

Cidade urgente
A CBF vai ajudar a Secretaria de Segurança a construir a sede da UPP da Cidade de Deus. Custará em torno de R$ 920 mil. O secretário José Beltrame "passou o chapéu" pela iniciativa privada para dar urgência à construção e fugir dos entraves burocráticos.

Cidade urgente/2
Uma empresa de cigarros já se pronunciou a pagar a construção da UPP da favela Ladeira Tabajara, em Copacabana. Para cada localidade há a necessidade de um projeto diferente.


Colunista garante: STF vai garantir os direitos do Rio na questão dos royalties

3 Comente aqui

Esse blog respeita a colunista Dora Kramer, do Estado de S. Paulo, uma das mais bem informadas da imprensa independente. Ainda assim, torcemos, com as barbas de molho, para que dessa vez ela não esteja errada na questão dos royalties.

Segundo o que ela escreveu, o Supremo Tribunal Federal garante que o Rio não perderá nenhum centavo. O STF foi acionado, entre outros governantes, pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, sempre em defesa dos interesses do Estado do Rio.

Leiam abaixo:

Bizâncio - De acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, governadores, senadores, deputados, manifestantes e demais interessados e indignados com os efeitos da emenda Ibsen Pinheiro que altera os critérios de distribuição dos royalties decorrentes da exploração do petróleo estão gastando latim à toa.

Gilmar alerta que a emenda se baseia nos critérios do Fundo de Participação dos Municípios em vigor desde os anos 90, mas julgado inconstitucional pelo Supremo no mês passado.

Ou seja, não adianta protestar, virar, mexer, chorar nem atear fogos às vestes do gaúcho Ibsen. A coisa cai de podre sozinha porque a discussão é bizantina.

No Rio de Janeiro de Sérgio Cabral, 1 milhão de crianças estão sem creche

2 Comente aqui

Enquanto Sérgio Cabral fica inaugurando creches que não funcionam pelo estado, a Comissão de Educação da Alerj divulgou nesta quarta-feira, em audiência pública sobre a universalização da educação infantil, que 1,1 milhão (de um total de 1,6 milhão) de crianças entre 0 e 6 anos estão sem atendimento em creche e pré-escola no Rio de Janeiro. Terrível!

Os números foram pesquisados pela comissão no IBGE, no Inep e no Unicef. No município do Rio, das 565.414 crianças nessa faixa etária, cerca de 370 mil estariam fora da escola. Para o deputado Comte Bittencourt, presidente da comissão, esses números, que representam quase 70% das crianças na idade pesquisada no estado, são alarmantes.

– Em pleno século 21, ter mais de um milhão de crianças sem nenhum atendimento de algum equipamento escolar é preocupante. É um desafio para todos nós – lamentou o deputado. – Vamos abrir o debate para que o direito à creche e à pré-escola seja uma realidade para todos.

Que vergonha, hein, Sérgio Cabral!

A reportagem é do Jornal do Brasil

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/03/24/e240319021.asp

Participantes do Fórum Urbano Mundial têm medo de sair dos hotéis à noite por causa da violência no Rio de Sérgio Cabral

2 Comente aqui

O governador (???) Sérgio Cabral adora dizer que o Rio de Janeiro vive “tempos de paz” e que está pacificado. Será mesmo? Não é essa a ideia que tem os participantes do Fórum Urbano Mundial das Nações Unidas. Seguindo os conselhos até do presidente Lula, muitos nem saem dos hotéis de tanto medo.

Leiam abaixo a reportagem do Jornal do Brasil

Participantes do Fórum Urbano destacam medo da violência no Rio

O Rio de Janeiro recebe desde a última segunda-feira milhares de pessoas de vários países para o Fórum Urbano Mundial das Nações Unidas. Muitas delas vêm ao Rio pela primeira vez e mostram percepções diversas sobre a cidade, que sediará jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A reportagem da Agência Brasil conversou com alguns desses visitantes e, apesar das opiniões diversas, percebeu um tema comum abordado por todos: a violência.

A jornalista queniana Beatrice Marshall, que está participando da cobertura do fórum, disse que foi informada para ter cuidado com a segurança, antes mesmo de sair do Quênia, no leste da África. Segundo ela, o governo de seu país aconselha turistas a terem cuidado no Brasil.

- Não me aventurei a sair de noite, de forma alguma. Estou confinada ao meu hotel. Então, é provavelmente algo que o governo brasileiro tem que ter mais cuidado - disse a queniana, que gostou da arquitetura e do aparente aspecto de ordem da cidade, mas disse que as ruas do Rio são mais sujas do que ela imaginava.

Outro visitante que disse evitar circular pela cidade, com medo da violência, é o paquistanês Mohawad Fawad, morador de Islamabad. - Antes de vir, eu ouvi coisas sobre a violência no Rio e fiquei com um pouco de medo. Por isso, não saio muito por aí. Não me afasto muito do hotel. Fico apenas na rua principal e não vou para outras ruas. Tento não sair à noite e tampouco usar algo muito caro, para não atrair assaltantes - disse.

O paquistanês também se surpreendeu com o calor da cidade que, segundo ele, não deixa nada a dever ao clima de seu país. Ao contrário da jornalista queniana, Fawad destacou a limpeza da cidade como um dos atributos principais do Rio.

O visitante do Reino do Lesoto, um montanhoso país encravado na África do Sul, Lekhotla Francis Tseane, disse que o Rio tem fama de cidade violenta e que, inclusive, já teve notícias de um participante do fórum que foi assaltado.

- Ele [o participante do Fórum] disse que saiu do hotel e foi caminhar, quando encontrou ladrões que roubaram seu relógio, seu dinheiro e outras coisas. Mas eu só fiquei sabendo desse incidente específico. Aqui próximo ao Fórum parece ser mais seguro. Tem segurança em volta - disse.

Já Edward Seah, de Cingapura, cidade-Estado do Sudeste Asiático, disse que apesar de ter escutado “coisas não muito boas sobre o Brasil”, como o tráfego intenso e o crime, ele se sente seguro na cidade.

- Achei o Rio seguro. O Brasil vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas e o governo tem feito um trabalho muito bom para torná-lo seguro e acessível para estrangeiros como eu - disse o visitante, que se surpreendeu com a limpeza, a beleza da cidade e com a simpatia dos cariocas.

Blog do Garotinho: as mutretas de Cabral na Saúde - parte 1

1 Comente aqui

O blog do ex-governador Garotinho está imperdível. Ao que parece, Garotinho tem farta documentação sobre o governo (????) de Sérgio Cabral. Não são denúncias vazias, mas farto material que a Justiça está averiguando.

Leiam abaixo;

EXCLUSIVO: As mutretas de Cabral na Saúde – Capítulo 1

Suspeitando de irregularidades contidas no processo nº E – 08/9085/2007, firmado pela secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, publicado no Diário Oficial, na modalidade Dispensa de Licitação Emergencial, com a empresa TCI – Tecnologia, Conhecimento e Informação Ltda., cujo objetivo era a gestão de todas as operações de armazenamento de medicamentos, incluindo mão-de-obra operacional e administrativa, e segurança patrimonial armada 24h, um advogado requereu cópia integral do processo administrativamente.

Como a secretaria se recusou a entregar, ajuizou Mandado de Segurança contra o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, que foi obrigado pela Justiça a fornecer a íntegra dos documentos que constam no contrato.

Analisando o processo, o advogado descobriu algumas “pérolas”, que são verdadeiros crimes contra a administração pública.

1 – O não encaminhamento do secretário de Saúde e Defesa Civil para o governador Sérgio Cabral de documento explicando a situação e a autorização da emergência pela Casa Civil;

2 – O coordenador de Preparo de Licitações, nas folhas 82 / 83, já autorizava de forma ilegal, a dispensa de licitação, cuja competência não lhe cabia;

3 – O parecer jurídico, nas folhas 97 / 100 já indica de forma inusitada a empresa escolhida, a TCI – Tecnologia, Conhecimento e Informação Ltda., solicitando abertura do processo, onde no contrato não tem cláusula vinculando o término do contrato, após o citado processo com o nome da firma escolhida;

4 – Na folha 122, a TCI informa ao secretário de Saúde, que abriu uma conta no BRADESCO, com objeto de cessão fiduciária, que está condicionada à prévia e expressa autorização de alguém que somente o banco sabe quem é;

5 – A publicação do contrato veio a público somente no Diário Oficial, em março de 2008, embora o contrato tenha sido firmado, em março de 2007, portanto mais de um ano antes. A Lei é clara: o contrato foi firmado, em 11 de junho de 2007 e publicado de forma ilegal, em 11 de março de 2008. Pela Lei, o Estado teria que publicá-lo, no máximo até 30 dias após a assinatura.

Resta uma pergunta importante no ar: A quem foi paga a importância de R$ 17.913.940,02 (valor do contrato), se a TCI fez a cessão do direito de receber (cessão fiduciária) a alguém que somente o banco BRADESCO sabe quem é?

É uma boa pista para os honrados promotores do Ministério Público Estadual e Federal descobrirem quem é o amigo oculto de Cabral, que lhe empresta o avião para viajar, que almoça com ele, em restaurantes da Europa e dos Estados Unidos e que hoje, é detentor dos maiores contratos de prestação de serviços ao Estado.

Aviso: trovoadas estão ecoando sobre os céus do governo do Estado do Rio de Janeiro. Pode chover forte a qualquer momento!

Prioridade de Eduardo Paes é sempre a Zona Sul

0 Comente aqui

O Rio de Janeiro está todo esburacado. Basta dirigir do Centro até vários bairros da Zona Norte e Oeste para verificar que a situação é crítica. No entanto, como de costume para Eduardo Paes, seguindo os passos de Cabral, os olhares da prefeitura estão concentrados apenas para a Zona Sul. Sim, porque Eduardo Paes resolveu começar seu projeto de recuperação de asfalto justamente pela orla do Leblon, que terá prioridade do governo municipal. Depois, pasmem, virá Ipanema.

Um absurdo!

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/3/recuperacao_do_asfalto_chega_primeiro_a_orla_do_leblon_71325.html

E no Metrô de Sérgio Cabral...

1 Comente aqui

...mais uma manhã de caos. É sempre assim no Metrô de Sérgio Cabral. Basta o calor no Rio de Janeiro voltar para que os vagões se tornem verdadeiros caldeirões. Na manhã desta quinta-feira (25), uma composição do Metrô Rio teve que parar na estação Central, depois que passageiros apertaram o botão de emergência para que duas mulheres fossem atendidas.

De acordo com testemunhas, um defeito no ar-condicionado pode ter ocasionado o problema. E nada acontece com a concessionária Metrô Rio.

Afinal, ela é defendida pelo escritório de advocacia da própria mulher do governador Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo.

Tumulto, fogo e bagunça nos trens da SuperVia na manhã desta quinta-feira (25)

1 Comente aqui

Assista abaixo a reportagem do Globo Notícia na manhã desta quinta-feira (25).


Infelizmente, parece que não há multa que dê jeito na caótica SuperVia. A situação ainda é tensa na estação de Saracuruna, onde no início da manhã desta quinta-feira houve revolta por conta do atraso de um trem e passageiros chegaram a atear fogo a um vagão. Bombeiros de Caxias controlaram o incêndio e a circulação de trens já foi normalizada no ramal. Entretanto, muitos passageiros desistiram de viajar e permanecem concentrados na plataforma.

Eles alegam que já pederam o dia de trabalho, por conta da interrupção de mais de 2 horas no ramal, e exigem a devolução do dinheiro da passagem. Policiais do 15º BPM tentam conter os ânimos. A confusão teve início a partir das 6h30h, quando foi informado que dois trens que permaneciam parados na plataforma não circulariam devido a problemas técnicos. Passageiros então passaram a promover quebra-quebra e pelo menos um vagão foi incendiado. Não há informações de presos ou feridos.


Lula não admite recursos federais para compensar perda dos estados na questão dos royalties

2 Comente aqui

Pelo visto perdemos. É o o que está escrito na nota da coluna Panorama Político, de O Globo de hoje (25/03) sobre a questão dos royalties:

Na surdina

O governo não quer nem ouvir falar na proposta de compensar as perdas dos estados produtores de petróleo com a parte da União. O presidente Lula pulou: "Assim é fácil, fazer média com os estados com a parte da União".


Em tempo: o Rio não reivindica nada além do que é seu por direito constitucional

Eduardo Paes quer esconder miséria com painéis "acústicos" nas linhas Vermelha e Amarela

0 Comente aqui

Depois dos muros da vergonha de Sérgio Cabral nas favelas do Rio, o afilhado Eduardo Paes resolveu também criar suas barreiras. A Linha Vermelha está recebendo barreiras acústicas, com pinturas que serão modificadas com o passar do tempo.

A próxima a receber os painéis é a Linha Amarela. A Prefeitura do Rio diz que é para oferecer espaço para artistas das comunidades às margens das pistas, que fazem as ilustrações. Instaladas sob o pretexto de proteger a população de favelas do barulho dos veículos, o novo ‘adereço’ já levanta polêmica.

Presidente do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos do Rio, João Tancredo disse que a entidade estuda entrar com ação contra o município e a Lamsa, pois considera que o projeto exclui ainda mais as comunidades carentes da cidade. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Marcelo Freixo classifica a iniciativa de “carregada de cinismo”.

“O governo municipal quer, na verdade, esconder a miséria que parte da sociedade não quer ver”, resume.

Eduardo Paes inova: salas de leitura sem ninguém para incentivar a leitura

1 Comente aqui

Salas de leitura sem ninguém para incentivar a leitura. É o que se constata na Carta Aberta dos Professores Regentes denunciando publicamente a falta de gente especializada no assunto.

Será que terá alguém na secretaria de educação de Eduardo Paes/Sérgio Cabral com capacidade de ler o que está escrito? Se não tiver, esse blog se compromete desde já a ler o documento para a secretária Cláudia Costin, Paes e Cabral.

Em tempo: não cobraremos nada pelo serviço.

Leiam abaixo:

PROFESSORES REGENTES DE SALAS DE LEITURA DA PREFEITURA-RIO PROTESTAM!

Trechos da Carta Aberta que os Professores regentes de Sala de Leitura encaminharam à secretaria municipal de educação.

1. Os professores regentes de Sala de Leitura das Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro vêm tornar pública ação que consideram incoerente com a busca por uma escola pública de qualidade, e por uma cidade leitora. Durante o período de férias dos professores a secretaria determinou o fim das Salas de Leitura-Polo nas escolas municipais, numa manobra desrespeitosa com os docentes que atuam nestes espaços. Até a presente data não temos nenhum documento oficial, já que existe a Resolução SME nº 560 de 1996, que regulamenta a organização das Salas de Leitura, até a data de hoje.

2. As Salas de Leitura-Polo são responsáveis pelo desdobramento das orientações gerais do trabalho junto às demais Salas de Leitura, denominadas Satélites. Funcionam com infra-estrutura e pessoal especializado para a irradiação e multiplicação de metodologias específicas voltadas para o texto literário. Na figura do professor de Sala de Leitura Polo temos o especialista, o formador de novos mediadores, o organizador, o multiplicador das ações advindas do Nível Central e das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

3. Suas ações são desenvolvidas a partir de projetos elaborados de acordo com a realidade de cada Unidade Escolar, considerando as diretrizes gerais da proposta: projetos literários; centro de estudos; oficinas; empréstimos de livros; orientações para pesquisas escolares; minicursos; rodas de leitura; contação de histórias; teatralização de histórias; encontro com autores; seleção e indicação de livros para a composição do acervo; participação no Salão do Livro e na Bienal Internacional do Livro; mostras de trabalhos; produções de livros; jornal; vídeo; rádio; animações e informática, entre outras atividades, sempre com base na leitura literária.

4. Com o fim da Sala de Leitura Polo toda essa estrutura ficará comprometida, pois foram ceifadas de sua liderança e apoio. Sem falar no investimento feito ao longo de pelo menos 20 anos na formação nestes profissionais e que está, sendo jogado fora. De nada adianta uma Sala de Leitura cheia de livros sem a mediação adequada, feita por um mediador qualificado, que faça um trabalho de sedução do leitor, da leitura pelo prazer.

5. Não podemos nos calar diante da possibilidade de interrupção de uma Política Pública de Promoção da Leitura e de Formação de Leitores nas Unidades Escolares que compõem a Rede Pública Municipal. Esta é uma luta por pela escola pública de qualidade, o que passa por uma escola leitora e formadora de leitores críticos.

O Estado de SP: Cabral pode trair Lula? Não seria novidade para ninguém

3 Comente aqui

Sérgio Cabral fez tantas trapalhadas na questão do pre-sal que deixou o presidente Lula com um enorme abacaxi no colo. É o que relata o jornalista Wilson Tosta, de O Estado de SP, na edição online.

E ele se pergunta se Cabral pode trair Lula como já traiu tanta gente no passado?

Vale a pena ler

Lula e Cabral discutindo a relação


Um casamento que, como tudo na política brasileira, é de conveniência, está perto de completar quatro anos em clima de crise na relação. Trata-se da aliança entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB). Ela surgiu no segundo turno de 2006, quando o presidente tentava a reeleição, e o hoje chefe do Executivo fluminense, ainda senador, enfrentava Denise Frossard (PPS) na disputa pelo Palácio Guanabara. Quandos os dois decidiram se unir, foi uma virada e tanto: na disputa pelo governo local, Lula apoiara o senador Marcelo Crivella (PRB) e o ex-deputado Vladimir Palmeira (PT), eliminados no primeiro turno; Cabral era o candidato do casal Anthony e Rosinha Garotinho, então duros adversários do presidente. Mas o senso de sobrevivência eleitoral foi mais forte.: Lula e Cabral se aliaram, e até hoje estão juntos.

Cabral poderia se afastar do presidente por causa da crise? Em tese, sim, e isso não seria novidade para quem, no passado, rompeu com outros padrinhos políticos, como Marcello Alencar em 1998 e o casal Garotinho em 2002/2003.

Mais em:

http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/03/24/lula-e-cabral-discutindo-a-relacao/

Moradores da "pacificada" Ladeira dos Tabajaras enfrentam a polícia

2 Comente aqui

Ué, o Rio não estava pacificado e a UPPs não seriam modelo para o restante do país???

Ladeira dos Tabajaras: grupo faz protesto contra prisão de morador, e 15 pessoas acabam detidas


Inconformados com a prisão de um homem, moradores da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul, fecharam a Rua Tonelero, na noite desta terça-feira. Os moradores desceram a comunidade em protesto contra uma ação de policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e quebraram lixeiras públicas e orelhões. Segundo a polícia, 15 pessoas foram detidas, mas liberadas durante a madrugada.

Leiam mais em:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/24/ladeira-dos-tabajaras-grupo-faz-protesto-contra-prisao-de-morador-15-pessoas-acabam-detidas-916156784.asp

TCE: contrato de locação de aparelhos de ar-condicionado é DESvantajoso para os cofres do Estado do Rio, de Sérgio Cabral

2 Comente aqui

O Tribunal de Contas do Estado chegou a conclusão de que o governo (???) Sérgio Cabral está jogando dinheiro público fora na questão do aluguel dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas estaduais.

Segundo revela reportagem do jornal Extra, o corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) concluiu que o contrato de aluguel de aparelhos de ar-condicionado assinado, em 7 de julho de 2009, com a empresa Bello Rio Engenharia, foi desvantajoso para os cofres do governo do estado. Os equipamentos estão sendo instalados nas salas de aula da rede pública estadual do Rio.

Leia abaixo a reportagem

Por enquanto, a análise dos técnicos, que consta de um processo (instrução) aberto recentemente pelo tribunal, ainda não foi a julgamento no plenário do TCE, mas isso deve acontecer em breve. Os técnicos do tribunal, em conjunto com o Ministério Público, ressaltaram, por exemplo, que o governo não apresentou um estudo de viabilidade econômica que qualificasse como mais vantajosa a locação dos equipamentos, em vez da compra.

Na análise, um dos argumentos apontados é o fato de a vida útil estimada de um aparelho de ar novo ser de 14 anos. Esse é o tempo no qual o estado poderia manter os aparelhos, caso eles fossem comprados, nas salas de aula em funcionamento.

Se comprasse os 34.250 equipamentos, em vez de alugá-los, como prevê o Contrato 012/2009, o estado pagaria cerca de R$ 42 milhões (dados levantados pelo tribunal). Pelo aluguel, por 12 meses, desses equipamentos, o estado se comprometeu a pagar R$ 38,9 milhões. No fim desse período, no entanto, os aparelhos não serão do estado.

Em relação ao fato de o contrato de aluguel com a Bello Rio incluir manutenção dos aparelhos, o que, em tese, tornaria o acordo vantajoso, os técnicos do tribunal salientaram que a maioria dos fabricantes oferece garantia do produto comprado de um a três anos. Isso reduzia o custo de manutenção nos primeiros doze meses de uso.

Procurado, o presidente do TCE, José Maurício Nolasco, confirmou a instrução:

— Agora, (o exame) vai a plenário — disse ele.

Ignorada pelo prefeito factóide Eduardo Paes, a rede municipal de educação sofre com a falta de professores

4 Comente aqui

Segundo revela reportagem do jornal O Dia, metade das escolas da rede municipal de ensino do Rio, de Eduardo Paes, sofre com a falta de professores. O dado foi revelado em levantamento feito com 976 diretores de escolas no fim do ano passado.

Em algumas unidades, ainda não há mestres para algumas disciplinas e até séries inteiras, acrescenta o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe).

De acordo com a pesquisa, as escolas mais afetadas pelo problema estão localizadas nas 5ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que abrangem unidades das zonas Norte e Oeste. Segundo o Sepe, no entanto, a carência de professores atinge todas as regiões da cidade.

Lamentável!

Morador da Tijuca, bairro esquecido por Cabral, blinda teto contra balas perdidas

2 Comente aqui

O bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio, está tão abandonado por Sérgio Cabral em termos de segurança, que a violência e a insegurança saíram das ruas para dentro das próprias casas dos tijucanos.

Segundo revela a coluna Informe do Dia, um morador do bairro descobriu que o motivo da infiltração que destruiu móveis de seu apartamento foi fruto de quatro balas perdidas de fuzil que furaram o telhado.

Como não pode esperar mais pelas eternas promessas de segurança e UPPs de Cabral na região, o morador resolveu blindar o teto.

Leiam abaixo:

Royalties do petróleo: presidente Lula deixa governador (??) Sérgio Cabral de joelhos

1 Comente aqui

Olhem o tamanho da encrenca que a inabilidade política de Sérgio Cabral provocou para as finanças e até o presente e futuro do Rio de Janeiro.

A revelação dos bastidores da guerra dos royalties é do colunista Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense.

Para ele, a jogada eleitoral de Cabral foi de jogar petróleo para apagar incêndio.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de joelhos o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), ao pôr a participação especial do Rio de Janeiro (e demais estados produtores) nos royalties de petróleo na moagem do novo marco regulatório da camada pré-sal.

Agora Lula diz que não tem nada a ver com isso, pois pretendia deixar essa discussão para depois das eleições. Cabral conta com o veto do presidente Lula à emenda Ibsen Pinheiro(PMDB-RS)-Humberto Souto(PPS-MG), que distribui igualmente os royalties entre todos os estados e municípios, para evitar um colapso econômico e administrativo em seu estado e o próprio desastre eleitoral. Lula negaceia o veto.
* * *
A posição de Lula alimenta o fogo amigo contra Cabral.

O bombardeio vem da Bahia, que abriga um grande polo petroquímico,explora petróleo e começa a concorrer com a indústria naval do Rio de Janeiro. Amigo do presidente da República, com quem viajou para o Oriente Médio, o governador Jaques Wagner (PT) juntou-se aos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Ceará (PSB), Cid Gomes, para contestar a participação especial do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo na distribuição dos recursos do pré-sal.

O petista defende a tese de que os royalties devem ser distribuídos de acordo com a população e a riqueza ou a pobreza de cada estado, medidas pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
* * *
Wagner diz que São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo querem ficar com a maior parte dessa riqueza. Eu não vejo o porquê, já que o petróleo foi descoberto por uma empresa que pertence a todos os brasileiros, argumenta. Segundo ele, o petróleo está afastado da costa e, portanto, não implica em nenhum prejuízo ambiental.

Minha posição é essa desde o começo: uma distribuição que seja justa para todo o povo brasileiro e não apenas para três estados. Agora tem essa discussão sendo feita no Senado e eu espero que o bom senso prevaleça de tal forma que a gente possa ter essa riqueza fazendo bem para todos os brasileiros, dispara.

* * *
Ontem, o presidente Lula colocou em xeque a estratégia eleitoral do governador Sérgio Cabral(PMDB) para a reeleição ao pressioná-lo a entregar uma das vagas de candidato ao Senado a Marcelo Crivella (PRB). O senador é aliado do presidente Lula, disputou e perdeu as eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro.

A outra vaga seria do PT, a ser ocupada pelo prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, ou a ex-governadora Benedita da Silva. Cabral não pode atender o pedido de Lula sem cortar uma das pernas. A vaga está prometida ao presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB), peso pesado da política fluminense”.


SuperVia e Barcas S.A de Sérgio Cabral, enfim, são multadas por péssimos serviços e por chicotear passageiros

1 Comente aqui

Assista aqui reportagem da edição de terça-feira do Jornal Nacional: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1542072-10406,00-RS+SUPERVIA+E+MULTADA+POR+AGREDIR+PASSAGEIROS.html

O desrespeito da SuperVia e das Barcas S.A com os usuários terá um preço. Depois de quase um ano, a concessionária de serviços de trens inoperante de Sérgio Cabral, enfim, terá que pagar R$ 120 mil em multa pelo episódio, em abril do ano passado, quando seguranças da concessionária foram flagrados chicoteando passageiros na estação de Madureira.

A punição foi definida ontem pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos em Transportes (Agetransp) e corresponde a 0,05% do faturamento anual bruto da empresa em 2008.

Já a concessionária Barcas S/A foi multada num total de R$ 800 mil — duas multas de R$ 100 reajustadas anualmente desde 1998 — por maus serviços em 2009. Nos dois episódios, houve tumulto por causa de atraso e superlotação.

Pane e tumulto nas barcas

Mas parece que nem multa resolve a incompetência das concessionárias. Na manhã de terça-feira (23), uma pane elétrica na Estação Arariboia, em Niterói, gerou tumulto no embarque para o Rio. A Barcas confirmou que o funcionamento das 15 catracas eletrônicas foi interrompido, impedindo o uso do cartão magnético nas roletas. Na confusão, muitos passageiros teriam embarcado sem pagar.

Lula critica atuação de Cabral na questão dos royalties

1 Comente aqui

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente Lula voltou a comentar a atuação patética do governador (???) Sérgio Cabral na questão da divisão dos roylaties do petróleo.

Segundo Lula, "Cabral tentou ser herói, colocou fogo no ambiente e que se perdeu na questão porque está mais preocupado com a campanha de reeleição".

Desta vez a bronca foi publicada na coluna Panorama Político, uma das mais influentes e lidas do país.

Leiam abaixo: